Como Investir

Aprenda a investir no Tesouro Selic

Se você busca por investimentos com segurança e alta liquidez, conheça o Tesouro Selic! Ele é um título de dívida emitido pelo governo e está entre as principais aplicações para quem busca um rendimento previsível e seguro.

Na plataforma do Tesouro Nacional existem diversas opções de títulos com o objetivo de captar recursos no mercado. Eles podem ser de curto prazo ou de médio e longo prazo, como o IPCA + e o Tesouro Prefixado. 

Descubra, neste artigo, como funciona uma das aplicações de renda fixa mais seguras do Brasil. 

O que é o Tesouro Selic?

Também conhecido como LFT (Letra Financeira do Tesouro), o Tesouro Selic é uma modalidade de investimento do universo dos títulos públicos. Nessa categoria, o Tesouro Nacional permite que os investidores emprestem dinheiro ao governo em troca de juros. No caso do Tesouro Selic, estão indexados à Taxa Selic

Por ser atrelado à Selic, esse investimento tem uma rentabilidade pós-fixada, ou seja, o ganho depende diretamente do comportamento de um indicador – a taxa básica de juros. 

Com a Selic em alta, os rendimentos dessa aplicação também são elevados. No entanto, quando a taxa básica de juros cai, o rendimento do título público também varia negativamente. 

Diferença entre Tesouro Selic e Títulos públicos

A diferença entre a aplicação de renda fixa e os títulos públicos é que investindo no primeiro você empresta dinheiro para o governo. Mas por que o governo precisa de investidores? Para financiar e manter suas atividades.

Aqui inclui desde investimentos públicos em saúde, educação, até o pagamento de funcionários e a previdência. 

Para quem é indicado o Tesouro Selic

O Tesouro Selic é um título aberto, logo, é indicado para todos os investidores no mercado. No entanto, para investir é importante levar alguns fatores em consideração, como:

  • Valor de aplicação
  • Período
  • Liquidez
  • Taxas e tributos
  • Rentabilidade
  • Riscos

Esses fatores são muito importantes para que você invista com inteligência. Além disso, também é essencial que você tenha em mente os seus objetivos e metas. 

Vantagens e riscos da aplicação

Existem diversas vantagens em investir no Tesouro Selic, porém, isso irá variar para cada investidor. Confira as vantagens:

  • Alta liquidez
  • Aplicação segura
  • Rendimento superior ao da poupança
  • Acessível

Liquidez

A liquidez nesse investimento é muito alta, o que significa que, caso o investidor precise resgatar o recurso aplicado, ele tem segurança para resgatá-lo com rapidez.

Rentabilidade

O rendimento não é alterado com muita intensidade. Isso porque o percentual anual da Selic é definido a cada 45 dias.

Segurança

Outro ponto positivo é a segurança. Por se tratar do governo, o T. Selic é considerado um dos títulos de renda fixa mais seguros do país.

Facilidade

Basta entrar na plataforma do Tesouro Nacional e buscar o investimento que melhor se adequa ao seu momento e objetivos.

Riscos

Uma dúvida frequente entre os investidores é sobre o risco em investir no Tesouro Selic, contudo, são muito pequenos. Isso porque, ao investir no Tesouro Nacional, você está se tornando credor do governo e o risco de falir é menor do que qualquer outra instituição financeira no Brasil.

É por esse motivo que a aplicação não possui Fundo Garantidor de Crédito, como no CDB, poupança e LCI. Afinal, o governo detém poderes de imprimir moeda e realizar o pagamento.

Como investir no Tesouro Selic?

Essa aplicação deve ser feito por meio da plataforma do Tesouro Direto. Nela, o investidor escolhe o título com vencimento de acordo com seus objetivos e faz o aporte inicial. 

Embora os títulos tenham um valor mais alto, na casa dos R$ 10 mil, é possível fazer investimentos com valores menores. No entanto, é importante lembrar que esse valor sofre variações ao longo do tempo.

Após fazer a aplicação, o recurso fica custodiado no nome do investidor e o rendimento é diário, com rentabilidade da Selic do dia e mais um adicional do título adquirido. 

Caso você queira resgatar o investimento antes do vencimento, basta vender o papel no mercado secundário.  

Quanto rende o Tesouro Selic?

O rendimento do Tesouro Selic é baseado em uma rentabilidade pós-fixada, ou seja, ele depende diretamente da Taxa Selic. 

A Selic é um instrumento do governo para controlar a inflação do país. A cada 45 dias o Comitê de Política Monetária (Copom) se reúne para definir o valor da taxa básica de juros no país. 

Mas, como calcular a rentabilidade do Tesouro Selic?

Nesse tipo de investimento a rentabilidade varia de acordo com o aumento ou diminuição da taxa. O cálculo usado é:

Retorno = Valor investido X (1+ Taxa)

Esse investimento tem remuneração diária, ou seja, sua aplicação poderá se valorizar dia a dia.

Vale a pena investir no Tesouro Selic?

Assim como em todos os tipos de investimento, vale a pena investir no Tesouro Selic se a aplicação estiver alinhada com seu perfil investidor e seus objetivos financeiros. 

Por exemplo: se o seu objetivo for guardar dinheiro do qual pode precisar em curto prazo, como uma reserva de emergência, ele pode ser uma ótima opção. 

O Tesouro Selic é indicado, geralmente, para perfis mais conservadores que não lidam bem com o risco. 

Independente da aplicação que você deseja fazer, é essencial conversar com um assessor de investimentos. Ele irá esclarecer suas dúvidas e mostrará as melhores opções para você!

Converse agora mesmo com um especialista

Rate this post
Isabelle Miranda

Jornalista e Assessora de Imprensa

Publicado por:
Isabelle Miranda

Posts recentes

Confira o IPCA hoje

Pelo quarto mês consecutivo, os economistas confirmam o que o brasileiro já sabe: comer ficou…

5 dias atrás

Como escolher sua corretora de investimentos?

Escolher uma boa corretora de investimentos para aplicar seu patrimônio é fundamental para quem quer…

5 dias atrás

Como ensinar Educação Financeira para crianças

Quando se fala sobre educação financeira no Brasil, sabemos que esse é um assunto sobre…

6 dias atrás

Confira a taxa Selic hoje

O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu, por unanimidade, elevar a Selic em 1 ponto…

2 semanas atrás

Taxa Selic 2022 sobe para 12,75% ao ano: veja os impactos

Alta é a terceira consecutiva em 2021. Especialista explica os impactos.

2 semanas atrás

Selic: Saiba como funciona a Taxa Básica de Juros

Saiba tudo sobre a taxa básica de juros.

2 semanas atrás