Tempo de leitura: 4 minutos.

O mercado financeiro está crescendo bastante e torna-se cada vez mais acessível. Com isso, muita gente começa a ter interesse em investir o dinheiro e, durante as pesquisas, depara-se com uma profissão: assessor de investimentos.

Inclusive, o número desses profissionais no Brasil vem aumentando, segundo a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), que fiscaliza e regula a área.

Mas você sabe qual a importância de um assessor de investimentos e como escolher um que seja de confiança?

Pensando em ajudar você a tirar essas e outras dúvidas, desenvolvemos este material para explicar tudo sobre esses profissionais autônomos que atuam no mercado financeiro.

Ao longo deste conteúdo, você verá informações como:

  • O que faz um assessor de investimentos?
  • Motivos para contar com uma assessoria de investimentos
  • Como escolher um assessor de investimentos?

Mas antes de ler, assine a nossa newsletter e receba o melhor conteúdo sobre finanças e investimentos.

O que faz um assessor de investimentos?

Os assessores de investimentos são os profissionais mais capacitados a recomendar produtos financeiros de acordo com os objetivos, necessidades e perfil de investidor do cliente.

Assim como um médico cuida da saúde do paciente, os AAI (agentes autônomos de investimentos), como também são chamados, cuidam da carteira de investimentos.

É importante destacar que eles ficam de olho em tudo o que acontece no mercado e estudam todas as características de um produto, sempre se atualizando também.

Dessa forma, os AAI’s conseguem ajudar os clientes a seguirem os melhores caminhos para que haja um equilíbrio entre investimentos de curto, de médio e de longo prazo, de acordo com a inflação, com o dólar e com outros indexadores econômicos, por exemplo.

Por que ter um assessor de investimentos?

Você sabe que cuidar bem das finanças não é uma tarefa tão simples. No período de oscilações da economia e incertezas do cenário político e econômico, é ainda mais importante cuidar do patrimônio.

Dessa maneira, a ajuda de um profissional é bem-vinda neste momento.

Além disso, há outros motivos que destacam a importância de ter um AAI. São eles:

  • Atendimento personalizado;
  • Relação transparente;
  • Maior portfólio de produtos.

Atendimento personalizado

Se em um banco tradicional você enfrenta horas na fila para resolver um problema, no escritório de investimentos em que o assessor trabalha é possível encontrar a solução rapidamente.

O principal trabalho da assessoria de investimentos é avaliar a situação atual do cliente no que diz respeito a seus investimentos, além de entender os objetivos, as expectativas e as necessidades. Esses passos são muito importantes para que seja possível apresentar estratégias adequadas e personalizadas.

Mas, antes de tudo, os assessores fazem reuniões individuais com o investidor (ou futuro investidor) para uma análise completa. Entre as informações, precisam saber da situação financeira atual e das metas da pessoa. Depois disso, o AAI traça uma estratégia, que é apresentada ao cliente.

Relação transparente

Outra vantagem de contar com um assessor de investimentos é que o profissional sempre revisa o planejamento de investimentos e as estratégias de acordo com os acontecimentos e mudanças no cenário político e econômico. 

Isso é fundamental para se adaptar às mudanças na situação pessoal e profissional dos clientes, por exemplo. E sempre que algo inesperado positivo ou negativo acontece, o investidor é avisado, recebendo também as recomendações que o ajudam a tomar decisões financeiras.

Ou seja: o assessor de investimentos apenas orienta o cliente, que é o tomador final da decisão. 

Mais opções de produtos

Os bancos tradicionais até oferecem opções de investimentos. Acontece que é um número muito limitado de produtos e, geralmente, são oferecidos de maneira mais genérica, sem considerar detalhadamente as necessidades e objetivos do investidor.

Por meio de uma corretora, como a XP Investimentos, os agentes autônomos têm acesso a uma maior diversificação de produtos nacionais e internacionais, fazendo com que o cliente fique mais satisfeito.

Por isso, é fundamental contar com a ajuda desses profissionais, já que muitos investimentos são mais complexos.

Como escolher um assessor de investimentos confiável?

Agora que você sabe os motivos para contar com um assessor de investimentos, precisa entender como escolher um de confiança. Essa é uma preocupação bastante válida, até porque existem muitas promessas falsas de “investimento fácil” e de alta rentabilidade. Cuidado!

Desconfie sempre do que oferecem a você na internet. Muitas pessoas sem qualquer capacitação ou conhecimento da área estão montando cursos e oferecendo acompanhamento relacionado a investimentos.

No entanto, a notícia boa é que é possível verificar se uma empresa de investimentos, onde atuam os AAI’s, está apta a operar no mercado. Além disso, é importante que você saiba que os assessores precisam ter certificações como CPA-20 e Anbima.

Como saber se o assessor de investimentos é de confiança?

Para evitar dores de cabeça na hora de escolher um assessor, pergunte para ele em qual escritório de investimentos atua. Depois de saber essa informação, é possível saber pelo site da CVM se esse escritório está apto a atender no mercado financeiro.

assessor-de-investimentos
Pesquisa no site da CVM

Melhores assessores de investimentos

A dica para ter um bom assessor de investimentos é também buscar os diferenciais oferecidos pelo escritório no qual ele trabalha. Alguns têm a infraestrutura física mais preparada para melhor atender aos clientes presencialmente e uma capacitação constante para tornar o atendimento do assessor cada vez melhor.

A Ethimos, um dos maiores escritórios da XP, é considerada uma assessoria confiável e conta com assessores que têm as melhores certificações do mercado. Além disso, possui o selo NPS (Net Promoter Score), certificação internacional que comprova a qualidade no atendimento.

Melhores assessores de investimentos

Existem diversos escritórios de investimentos no Brasil conveniados a alguma das corretoras e que oferecem assessoria financeira.

Os profissionais que atuam na Ethimos têm grande consolidação no mercado financeiro e as melhores certificações para aprimorar a experiência com o cliente. Atualmente, o escritório conta com mais de 5 mil clientes satisfeitos e gerencia um patrimônio de R$ 2,9 bilhões.

Além disso, a Ethimos tem 10 unidades em São Paulo e no interior do estado. Ou seja, tem uma infraestrutura preparada para melhor atender às necessidades dos clientes. Tudo isso faz com que o escritório conte com os melhores assessores de investimentos.

Conclusão

Neste material, você entendeu o quanto é importante contar com um assessor de investimentos para que você tenha mais facilidade em alcançar seus objetivos. Como explicamos, é fundamental fazer uma boa escolha do escritório para contar com profissionais de qualidade.

Assim, você terá acesso a informações mais detalhadas sobre seus investimentos para que consiga tomar melhores decisões financeiras. Afinal, investir sozinho em uma época de diversas opções disponíveis no mercado pode ser mais trabalhoso do que parece.

Portanto, recomendamos a assessoria completa da XP Investimentos por meio da Ethimos.

Clique aqui e agende uma reunião gratuita

Leia mais sobre assessoria financeira no Blog da Ethimos

Deixe um comentário