Tempo de leitura: 5 minutos.

Escolher uma assessoria financeira confiável é uma preocupação cada vez maior das pessoas que buscam ter uma melhor vida financeira. Em meio a tantas promessas falsas de alta rentabilidade e de “investimento fácil”, esse cuidado é, de fato, muito importante.

Você sabia, por exemplo, que é possível verificar se uma empresa de investimento está apta a operar? Sabia também que os profissionais que lidam com aplicações financeiras precisam ter certificações específicas?

Por isso, criamos este conteúdo para que você saiba identificar as assessoria financeiras mais confiáveis no mercado.

Boa leitura!

Cuidados ao contratar uma Assessoria Financeira Confiável

Antes de tudo, é importante repercutirmos um assunto revelado na imprensa nos últimos dias e alvo de investigação. Uma quadrilha que prometia investimento fácil, com retorno rápido e lucro acima do normal, foi presa por aplicar golpes depois de ganhar a confiança das vítimas.

Os criminosos chegavam a manter escritórios de assessoria financeira de fachada para captar os recursos financeiros de vítimas, entre elas aposentados e até jogador de futebol. O esquema milionário causou prejuízos a diversos investidores.

Nesse sentido, sempre desconfie de promessas de dinheiro fácil e fique atento à reputação dos profissionais que trabalham nessas empresas. Por isso, sempre pesquise melhor sobre a empresa que faz os anúncios de investimento fácil na internet.

Cuidado com promessa de dinheiro fácil

Na internet, também é muito comum encontrar influencers e blogueiros que dão dicas sobre investimentos. Algumas dessas pessoas até podem ajudar a investir o dinheiro de uma forma melhor, mas outras têm objetivos oportunistas para convencer os investidores a aplicar o dinheiro com elas.

Imagine uma pessoa atendendo você no hospital mesmo sem ter um curso de enfermagem ou medicina, por exemplo. A situação seria grave e com risco de provocar sérios problemas a sua saúde. No caso de investimentos, é a mesma coisa: não existe alguém melhor que os assessores capacitados para recomendar os melhores produtos de aplicação financeira.

Dessa forma, procure sempre saber se a pessoa que produz esses materiais têm alguma certificação para lidar com investimentos, como a CPA-10, CPA-20 e Ancord, ou se fazem parte de algum escritório de investimento confiável.

Além disso, é muito comum encontrar cursos na internet ou de amigos das redes sociais que prometem ajudar a investir na bolsa de valores. Tenha cuidado com esse tipo de conteúdo e também procure saber se a pessoa tem alguma certificação para atuar no mercado financeiro.

Enfim, na dúvida, não contrate esses cursos nem acredite nessas promessas. Afinal, a perda financeira pode ser grande e irreversível.

O que é uma corretora de investimentos?

As corretoras de investimentos são instituições financeiras em que é possível obter produtos de aplicação. Ou seja, é a a corretora que conecta você (investidor) com os investimentos disponíveis no mercado (como investimentos diretos em tesouro, fundos e ações, por exemplo).

Diferente dos bancos tradicionais, essas empresas disponibilizam um portfólio maior de produtos de investimentos. Geralmente, também contam com os assessores de investimentos, profissionais que acompanham a carteira do cliente e orientam para tomadas de decisões mais assertivas.

Nesse sentido, a Ethimos Investimentos, por meio da corretora XP, é um escritório de assessoria financeira que oferece as melhores oportunidades para que você alcance os seus objetivos financeiros.

Como saber se a Assessoria Financeira é Confiável

No Brasil, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) atua para fiscalizar os escritórios de aplicação financeira, também chamados de agentes autônomos de investimentos. Ou seja, a instituição observa diversos critérios para que possa certificar uma empresa para atuar como uma prestadora de serviço financeiro.

Nesse sentido, é possível saber pelo site da CVM se um escritório de investimento está apto a atender no mercado financeiro. Essa informação é muito importante e, se alguma empresa não estiver na lista, é necessário desconfiar e pesquisar por outros escritórios.

assessoria-financeira-confiável
Pesquisa no site da CVM

Além disso, também é importante observar a reputação dos profissionais que trabalham nesses lugares. Para ser um assessor de investimentos, por exemplo, é obrigatório ter a certificações como a Ancord, CPA-10 e CPA-20.

Todos os escritórios de investimentos da XP estão aptos a atender aos clientes de todos os perfis. Em outras palavras, essas empresas são confiáveis e estão preparadas para oferecer os melhores produtos financeiros.

Outro fator que reforça a segurança dessas empresas é o fato de o dinheiro do cliente não ficar nas mãos do assessor e, sim, da corretora de investimento. É o caso da XP, autorizada a funcionar como banco. Por isso, os riscos de um “calote” que ocorreu nas empresas fantasmas que você viu no começo deste post são reduzidas para zero.

Dicas para escolher uma Assessoria Financeira Segura

Como você já viu, os escritórios de investimentos devem ter autorização da CVM para funcionar. Mas a pergunta que fica é como escolher um escritório de investimento em meio a tantos regulamentados que existem no Brasil.

Por isso, a dica é buscar os diferenciais que eles oferecem. Alguns têm a infraestrutura física mais preparada para melhor atender aos clientes presencialmente e uma capacitação permanente para tornar o atendimento do assessor cada vez de mais qualidade.

Além disso, alguns escritórios contam com o selo NPS (Net Promoter Score), que é uma certificação que analisa diversos fatores do atendimento e não está disponível em todas as assessorias financeiras confiáveis.

Por que contratar uma assessoria financeira?

Com a complexidade do mercado financeiro, muitas pessoas têm dúvidas ao movimentar o dinheiro aplicado ou até mesmo ao começar a investir. O mercado oscila bastante, e pequenos acontecimentos na economia podem fazer toda a diferença com relação ao momento ideal de resgatar o dinheiro, por exemplo.

Nesse aspecto, os escritórios de investimentos confiáveis têm profissionais que ajudam o investidor a alcançar resultados melhores nas finanças.

É importante ressaltar que esses especialistas não podem fazer qualquer movimentação financeira sem a autorização do cliente e, sim, apenas orientá-los. Por conta disso, contar com um escritório de investimento é seguro.

Melhor assessoria financeira

Existem diversos escritórios de investimentos no Brasil conveniados a alguma das corretoras e que oferecem assessoria financeira. No caso da Ethimos, por exemplo, o atendimento de qualidade tem a comprovação por meio do selo NPS.

Além disso, os profissionais que atuam na empresa têm grande consolidação no mercado financeiro e as melhores certificações para aprimorar a experiência com o cliente. Atualmente, o escritório conta com mais de 5 mil clientes satisfeitos e gerencia um patrimônio de R$ 2,5 bilhões.

Vale ressaltar também que a Ethimos conta com 10 unidades em São Paulo e no interior do estado. Ou seja, tem uma infraestrutura preparada para melhor atender às necessidades dos clientes.

Conclusão

Você viu neste post que escolher uma assessoria financeira confiável é muito importante para que tenha melhores resultados financeiros e evite perdas provocadas por calotes e outros tipos de golpes.

Isso porque, como explicamos, é cada vez maior a onda de promessas vazias de rentabilidade e de dinheiro fácil. A situação se agrava com a quantidade de pessoas desqualificadas oferecendo cursos e materiais que ensinam a investir o dinheiro.

No entanto, a área de investimentos é complexa e exige capacidades que apenas especialistas que estudaram o assunto conseguem colocar em prática. Por conta disso, reforçamos a importância de estar sempre desconfiado com o que você vê na internet.

Sempre pesquise sobre as empresas de investimentos para que tenha mais segurança com relação aos serviços prestados. Tenha a certeza que, no final das contas, o “barato” e a facilidade prometida por muitas pessoas poderá causar perdas financeiras irreversíveis no futuro.

Caso tenha alguma dúvida com relação aos melhores investimentos e queira investir de forma mais confiável, procure por um dos especialistas da Ethimos. Clique aqui e agende uma reunião.

Até o próximo post!

Leia mais sobre assessoria financeira no Blog da Ethimos

Fernando Jacomini

Fernando Jacomini

Jornalista, redator e editor de conteúdo. Atua no Blog e na assessoria de imprensa do Grupo Ethimos.

Deixe um comentário