Consultoria Financeira: conheça a importância e saiba como contratar

Se de um lado, o número de endividamento no Brasil continua alto, de outro, a preocupação com o dinheiro está aumentando neste período de instabilidade econômica e surgimento de novas oportunidades de investimento. Por conta disso, também cresce a procura por uma consultoria financeira e o número de profissionais que realizam essa tarefa.

Isso porque, assim como médicos cuidam da saúde dos pacientes, há especialistas diagnosticam e encontram as melhores formas de aumentar a saúde das finanças.

Mas você sabe, de fato, o por quê o trabalho dos consultores financeiros é tão importante? Neste post, vamos explicar as principais características e os motivos para contratar uma consultoria financeira, que pode ajudar a proteger e rentabilizar o dinheiro.

Boa leitura!

Investimentos no Brasil

Antes de explicarmos o trabalho de uma consultoria financeira, realizado muitas vezes por um assessor de investimentos, é importante que você saiba que o mercado financeiro está crescendo muito no Brasil e passou por diversas mudanças nas últimas décadas. 

Até um tempo atrás, era mais difícil explorar o mercado de investimentos, porque as opções eram voltadas para pessoas mais experientes e com mais dinheiro para investir. Agora, há mais democracia: novos produtos de aplicação voltados a todos perfis de investidor.

Dessa maneira, rentabilizar o dinheiro se tornou mais acessível, o que fez crescer a quantidade de  instituições financeiras e a competição entre elas.

Um dos maiores problemas que ainda ocorre, no país, quando se fala em dinheiro, é a falta de educação financeira.

Como ser um bom investidor?

A primeira pergunta que grande parte dos novos investidores faz é: como investir corretamente?

Um dos pontos mais importantes para garantir bons retornos financeiros é estar sempre atento ao mercado. Acontece que essa é uma tarefa difícil, principalmente para quem tem outras atividades na agenda e não pode ficar tanto tempo de olho no noticiário e nos índices econômicos, por exemplo.

Por isso, o trabalho de consultoria financeira e dos assessores de investimento pode ser a solução. Os profissionais ficam por dentro de tudo o que acontece na economia e na política internacional. Também analisam os resultados de empresas na bolsa e os números do mercado financeiro. Além disso, os especialistas entendem como tudo isso impacta nas aplicações.

(Foto: Depositphotos)

Se você parar para pensar, vai perceber que essa é uma tarefa quase impossível para quem não é um profissional da área e não tem tempo de se dedicar a isso. ,

Assim, um segmento do mercado que cresceu bastante foi o das empresas de assessoria de investimentos, como é o caso da Ethimos Investimentos.

Nesse sentido, você vai entender, nas linhas abaixo, o que é uma assessoria de investimentos e cinco motivos para contar com uma consultoria financeira.

Consultoria Financeira

Os escritórios de investimentos contam com profissionais que têm o objetivo de apontar aos clientes os melhores caminhos para investir o dinheiro, sempre baseado no perfil do investidor de cada um e nas necessidades. Não apenas isso. O trabalho de consultoria financeira também tem o objetivo de ajudar as pessoas a fazerem um bom planejamento financeiro.

Durante muitos anos, esse tipo de assessoria era um serviço restrito àqueles investidores que tinham grandes recursos, necessidades complexas e que procuravam pelo serviço para potencializar seus resultados no mercado financeiro.

Porém, a partir do início da década passada, novas empresas de consultoria financeira e assessoria de investimentos surgiram no mercado com o objetivo de atender a diferentes perfis de investidores, tornando mais acessível o serviço.

Antes, grande parte das empresas focava em operações específicas e ficavam estritas ao mercado de ações. No entanto, com a evolução do mercado e da oferta de produtos, as assessorias evoluíram bastante e, atualmente, oferecem serviços bem mais completos e diversificados, que você vai ver a seguir.

O que faz um Consultor Financeiro?

Resumidamente, os consultores financeiros ajudam o cliente a administrar o orçamento e recomendam a ele formas de economizar mais o dinheiro. Há também os assessores de investimentos, que além de fazer esse trabalho, também recomendam as melhores formas de rentabilizar o dinheiro.

Os assessores são certificados pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e, além disso, devem cumprir um rigoroso código de ética, assegurando que consigam agir sempre de acordo com o interesse dos clientes e atendê-los com excelência.

Por isso, eles sabem fazer a melhor avaliação do momento certo de investir e das melhores formas de aplicação financeira e do planejamento de orçamento, por exemplo.

Todas essas competências geram inúmeras vantagens para quem contrata a consultoria financeira. Abaixo, citamos cinco que acreditamos ser as principais.

5 motivos para contratar uma Consultoria Financeira

Atendimento

O principal trabalho da consultoria financeira feito por assessores de investimentos é avaliar a situação atual do cliente em relação às aplicações, entender os objetivos, as expectativas e as necessidades. Esses passos são muito importantes para que seja possível apresentar estratégias adequadas e personalizadas.

Mas, antes de tudo, os assessores fazem uma série de reuniões individuais com o cliente para uma análise completa, já que, entre as informações, precisam saber da situação financeira atual e das metas do cliente.

Transparência

É importante ressaltar que, para melhores resultados, a consultoria financeira sempre revisa o planejamento de investimentos e as estratégias de acordo com os acontecimentos e mudanças no cenário político e econômico. 

Conhecimento

Como explicamos, as empresas de assessoria de investimentos contam com profissionais que se dedicam ao universo de investimentos e de consultoria financeira.

Além da boa formação, esses assessores passam por treinamentos e qualificações para obter certificados reconhecidos no mercado. Ou seja, estão sempre em aperfeiçoamento para atenderem às demandas que surgem.

Os clientes de uma consultoria financeira se beneficiam com esse conhecimento, já que têm acesso direto aos especialistas. Em outras palavras, a assessoria oferece um enriquecimento de repertório, qualificação e experiência, o que dificilmente seria alcançado sozinho.

Emocional

Quando se fala em dinheiro, imediatamente surge o desespero de muita gente. Acontece que o medo é prejudicial no mercado de investimentos, e decisões baseadas na emoção afeta o resultado das aplicações. Sem a ajuda profissional, portanto, os investidores cometem os seguintes erros:

  • Focam muito no curto prazo e ignoram ações de longo prazo.
  • Não quantificam as necessidades financeiras ao longo do tempo.
  • Seguem os “movimentos de manada” do mercado.
  • Compram ativos na alta e vendem na baixa.
  • Se influenciam pelos ruídos diários no mercado, o que leva a decisões equivocadas.
  • Caem em armadilhas, como tributação, taxas adicionais e até golpes. Pirâmide financeira é um exemplo deles.
  • Deixam de economizar recursos a serem usados na aposentadoria ou na herança.
  • Não protegem a si ou os familiares de um fato inesperado.

Enfim, todos esses riscos são menores com uma empresa que presta o serviço de consultoria financeira.

Tranquilidade

Por fim, a tranquilidade também é um motivo para contratar uma assessoria financeira. Isso porque gerenciar sozinho as finanças pessoais e da empresa pode ser estressante.

Nesse sentido, a assessoria de investimentos permite que o cliente foque em outros objetivos enquanto alguém aponta os melhores caminhos para rentabilizar o dinheiro aplicado. 

A ajuda de profissionais especializados simplifica muito o processo financeiro e ajuda o cliente a tomar decisões importantes de uma forma muito mais segura e simples.

Onde contratar uma Consultoria Financeira?

Atualmente, é possível encontrar consultoria de investimentos em todo o país.

Ethimos Investimentos é referência em assessoria financeira e gestão de patrimônios e que conta com mais de 60 assessores com as melhores qualificações do mercado. O bom atendimento da empresa é comprovado pelo selo NPS (Net Promoter Score). Agende uma reunião!

Por que contratar uma Consultoria Financeira?

Neste material, mostramos como funciona uma consultoria financeira e explicamos que ela é realizada também por assessores de investimentos. Como você sabe, vivemos em um período de instabilidade na economia e, por isso, é ainda mais importante ter mais segurança financeira e rentabilidade do dinheiro.

Portanto, a ajuda de profissionais que orientam as melhores maneiras para ter uma vida financeira melhor pode contribuir muito para o seu futuro.

Nesse sentido, você deve procurar por empresas com boa reputação no mercado e com profissionais que têm, de fato, certificações que atestam o conhecimento na área de consultoria financeira e assessoria de investimentos. Afinal, é preciso de alguém com muita responsabilidade para administrar o dinheiro que você consegue com tanto trabalho.

Até o próximo post!

Texto adaptado de informações do assessor de investimentos Lucas Brigato, sócio da Ethimos.

Veja mais informações de assessoria financeira no Blog da Ethimos

5/5 - (53 votes)

Você também pode gostar

Últimos posts

Venha para a Ethimos

Nossas outras unidades

São Paulo/SP

R. Olimpíadas, 205 – Vila Olímpia – Sala 411 – 4º Andar

(11) 2189-0666

Segunda a sexta-feira – 8h às 18h.

Sorocaba/SP

Avenida Caribe, 310
Jardim América
(15) 3141-3770

Segunda a sexta-feira – 8h às 18h.

Botucatu/SP

Rua José Benedito Nogueira, 8, 2° andar – Jardim Tropical
(14) 3811.4300

Segunda a sexta-feira – 8h às 18h.

Vinhedo/SP

Av. Benedito Storani, 1425 – torre 2, sala 217
Jd. Alves Nogueira
(19) 3500.2586

Segunda a sexta-feira – 8h às 18h.

Rio Claro/SP

Rua 9, 411, conjunto 19 – Boulevard dos Jardins – Cidade Jardins
(19) 3045-3700

Segunda a sexta-feira – 8h às 18h.

Piracicaba/SP

Av. Suiça, 425
Jd. Europa
(19) 3432.6032

Segunda a sexta-feira – 8h às 18h.