Tempo de leitura: 7 minutos.

Não há dúvidas: graças à onda de cursos gratuitos de investimentos e finanças na internet, aprender a fazer o dinheiro trabalhar para você está se tornando cada vez mais fácil. Mas ao mesmo tempo que a democratização de acesso à educação financeira é positiva, há um fator que exige cuidado! Muitas pessoas oferecem aulas sem, ao menos, ter uma especialização no mercado.

E apesar da facilidade de fazer cursos online, uma pesquisa da Xpeed School, da XP Inc., mostra que 90% das pessoas até querem aprender sobre finanças, mas que apenas uma em cada dez já fez algum curso.

Pensando nisso, vou apresentar, neste conteúdo, sugestões de melhores cursos sobre investimento em 2021. Além disso, você saberá quais cuidados deve ter ao escolher um curso e por que é importante, também, contar com a ajuda de um especialista em investimentos.

Antes de ler o post, aproveite para assinar nossa newsletter e receba conteúdos produzidos por especialistas do mercado financeiro!

Por que investir?

Uma pergunta muito comum que as pessoas fazem é por que investir. Em resumo, o dinheiro parado na conta bancária ou “embaixo do colchão” perde o poder de compra muito rápido, principalmente pelo fato de os produtos e serviços estarem cada vez mais caros.

Em maio de 2021, para se ter ideia, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que mede a inflação oficial do país, acelerou 0,83% em maio, a maior alta para o mês em 25 anos.

Também é importante lembrar que o dinheiro na poupança rende menos que a própria inflação e perde o poder de compra rapidamente. Dessa maneira, o tradicional investimento oferecido pelos bancos deixou de ser uma boa opção.

Nesse sentido, é necessário focar em outros produtos de investimento que podem ser encontrados no mercado financeiro com rendimento maior do que a poupança. Acontece que, para optar por esses produtos, o consumidor precisa ter conhecimento, que pode ser adquirido por meio de cursos gratuitos de investimentos e reforçados com a ajuda de especialistas em investimentos.

Cursos online sobre investimentos

Como você viu no começo do conteúdo, existe uma onda de cursos gratuitos de investimentos e finanças na internet. No entanto, o boom de opções também desperta o alerta com relação à pessoas com intenções ruins e que oferecem cursos mesmo sem conhecimento algum do assunto. E ainda pior: elas fazem promessas milagrosas de ganhos financeiros (confira neste conteúdo).

Por isso, selecionei apenas os cursos sobre mercado financeiro oferecidos por renomadas instituições e com boa reputação no mercado. Assim, você poderá aproveitar as aulas tranquilamente e aprender melhor a planejar as finanças e a investir.

Cursos gratuitos sobre investimentos.

10 Cursos de investimentos

A lista dos 10 melhores cursos gratuitos de investimentos em 2021 é:

  1. Matemática Financeira Básica;
  2. Educação Financeira para Jovens;
  3. Poupança e Investimento;
  4. Introdução a Investimentos;
  5. Como Fazer Investimentos;
  6. Gastar Conscientemente;
  7. Como Organizar o Orçamento Familiar;
  8. Como Planejar a Aposentadoria;
  9. Produtos de Renda Fixa, Renda Variável e Derivativos;
  10. Investindo em Ações no Exterior.

Melhores cursos de Investimentos em 2021

Matemática Financeira Básica

Oferecido pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), o curso de Matemática Financeira Básica é um dos mais importantes para quem deseja investir ou fazer um bom planejamento financeiro. O objetivo é ajudar o público a lidar com situações de finanças cotidianas.

Entre os assuntos, estão conceitos matemáticos sobre empréstimos, financiamentos e investimentos. Com base nos conhecimentos, fica mais fácil seguir para cursos mais aprofundados sobre finanças. As inscrições devem ser feitas no site da CVM.

Educação Financeira para Jovens

O curso gratuito de Educação Financeira para Jovens também é ministrado pela CVM e tem o objetivo de promover a reflexão sobre a importância do tema para a vida. Veja os tópicos abordados:

  • Consumo consciente e equilíbrio financeiro; 
  • Reconhecimento do orçamento como instrumento para a vida financeira; 
  • Diferenças e relações entre poupar e investir; 
  • Orientação no planejamento financeiro a curto e médio prazo; 
  • Conhecimento das principais causas do endividamento e das alternativas para sair desta condição;
  • Cultura da poupança; 
  • Importância de investir o dinheiro poupado.

Os interessados devem se inscrever pelo link: Curso Educação Financeira para Jovens.

Poupança e Investimento

O curso, da CVM, é dividido em três módulos e aborda a importância de guardar dinheiro e as situações que podem impactar os investimentos. Veja o conteúdo:

  • Módulo 1: Organizando as contas e planejando a vida financeira (Importância da educação financeira e da poupança; autoconhecimento; planejamento financeiro; orçamento doméstico.
  • Módulo 2: Dívidas e Consumo (dívida: bom ou ruim?; saindo do endividamento; diferença entre economizar e poupar; dicas de consumo e economia.
  • Módulo 3: Investindo (poupar x Investir; adequando os investimentos aos objetivos, prazos e perfil individual; conceitos que se deve compreender antes de começar investir; o perigo da inflação; custos dos investimentos).

Inscreva-se aqui para o curso gratuito de investimentos e finanças.

Introdução a Investimentos

Quem procura por cursos gratuitos sobre investimentos e finanças e quer aprender de forma mais simples, a recomendação é o minicurso Introdução a Investimentos, da Udemy. A plataforma promete que “você aprenderá a investir de forma simples, prática e segura sem pegadinhas ou promessas mirabolantes”.

O conteúdo aborda:

  • Investir através do Tesouro Direto;
  • Ganhar muito mais que a poupança;
  • Montar sua reserva de emergência;
  • Abrir conta em uma corretora;
  • Entender o funcionamento de cada título do Tesouro Direto.

Inscreva-se aqui.

Como Fazer Investimentos

A série de dois cursos de investimentos oferecida pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) é  recomendada para estudantes, professores da rede pública e privada de ensino e profissionais que desejam ampliar os conhecimentos sobre o tema.

A carga horária é de 20 horas, com conteúdos que vão da introdução ao mercado de investimentos à correlação entre ativos, risco sistemático e investimento em ouro e derivativos, por exemplo.

Inscreva-se para o curso: Como Fazer Investimentos 1 e Como fazer investimentos 2.

Como Gastar Conscientemente

Como o próprio título já sugere, o curso da FGV aborda a importância do gasto consciente e reflexões que devem ser feitas antes de tirar o dinheiro do bolso. A inscrição deve ser feita clicando aqui. Carga horária de oito horas.

Como Organizar o Orçamento Familiar

Também oferecido pela FGV, o curso de 12 horas ensina a identificar o perfil financeiro, a planejar a vida financeira e a se organizar em caso de endividamento. Inscrições aqui: Curso de orçamento familiar.

Como Planejar a Aposentadoria

Em temos de reforma nas leis previdenciárias e aumento da expectativa de vida da população, é cada vez mais importante falar sobre aposentadoria. Afinal, todo mundo quer ter segurança financeira depois de tantos anos trabalhando.

Por isso, o curso Como Planejar a Aposentadoria é muito recomendado para quem se preocupa com as finanças. Oferecido pela FGV e com duração de 10 horas, o participante terá:

  • Entendimento sobre a importância de se programar para o período de vida pós-trabalho;
  • Conhecimento sobre métodos de planejamento da aposentadoria.

Clique para se inscrever.

Produtos de Renda Fixa, Renda Variável e Derivativos

O curso intermediário de 10 horas da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) é voltado a pessoas que buscam conhecer melhor os produtos de investimento disponíveis no Brasil.

Com uma abordagem conceitual, objetiva e prática, o material aborda instrumentos de renda fixa, de renda variável e derivativos, além do funcionamento de uma oferta pública de valores mobiliários. Inscrições aqui.

Investindo em Ações no Exterior

Na recomendação de cursos gratuitos de investimentos também está um desenvolvido pela pela B3, a bolsa de valores brasileira, que aborda BDRs (Brazilian Depositary Receipts). Nas aulas, o participante aprende a diversificar os investimentos com ações de empresas estrangeiras. Inscreva-se aqui.

Cuidado com promessa de dinheiro fácil

Além dos cursos que você conheceu neste post, existem muitos outros que abordam investimentos e finanças, pagos e gratuitos. Mas é importante sempre ficar atento ao conteúdo das aulas e às pessoas que vão ministrá-las.

Com a facilidade de divulgação de materiais na internet, muitas pessoas prometem ensinar a ganhar dinheiro fácil e a fazer operar em day trade, por exemplo, mesmo sem qualquer qualificação na área.

Na internet, também é muito comum encontrar influencers e blogueiros que dão dicas sobre investimentos. Algumas dessas pessoas até podem ajudar a investir o dinheiro de uma forma melhor, mas outras têm objetivos oportunistas para convencer os investidores a aplicar o dinheiro com elas. Outros influenciadores não tem qualquer capacitação para abordar o tema.

Por isso, desconfie sempre! Procure sempre saber se a pessoa que produz esses materiais têm alguma certificação para lidar com investimentos, como a CPA-10, CPA-20 e Ancord, ou se fazem parte de algum escritório de investimento confiável.

Opte também por fazer cursos oferecidos por plataformas mais conhecidas no mercado, como da FGV, Anbima e B3. A XP também oferece cursos sobre investimento.

Melhores especialistas em investimentos

Imagine uma pessoa atendendo você no hospital mesmo sem ter um curso de enfermagem ou medicina, por exemplo. A situação seria grave e com risco de provocar sérios problemas a sua saúde. No caso de investimentos, é a mesma coisa: não existe alguém melhor que os assessores capacitados para recomendar os melhores produtos de aplicação financeira.

Nos escritórios de investimentos, os especialistas ficam de olho em tudo o que acontece no mercado financeiro para ajudar os clientes na tomada de decisões financeiras. Além disso, os profissionais são capacitados para montar uma carteira de investimentos mais adequada ao perfil e necessidades do investidor, seja o iniciante, seja o que já investe há um bom tempo.

O que é uma corretora de investimentos?

As corretoras de investimentos são instituições financeiras em que é possível obter produtos de investimento. Ou seja, é a a corretora que conecta você (investidor) com os investimentos disponíveis no mercado (como investimentos diretos em tesouro, fundos e ações, por exemplo).

A Ethimos Investimentos, por meio da corretora XP, é um dos mais consolidados escritórios de assessoria financeira e oferece as melhores oportunidades para que o investidor alcance os seus objetivos financeiros. Além disso, o atendimento de qualidade da empresa é comprovado pelo selo NPS (Net Promoter Score). Atualmente, o escritório gerencia R$ 2,9 bilhões de quase 6 mil clientes.

É importante ressaltar que esses especialistas não podem fazer qualquer movimentação financeira sem a autorização do cliente e, sim, apenas orientá-los. Por conta disso, contar com um escritório de investimento é seguro.

Agende uma reunião gratuita sobre investimentos.

Conclusão

Com a diversidade de cursos gratuitos voltados a investimentos e educação financeira, é possível adquirir conhecimento no mercado e conhecer maneiras de fazer o dinheiro render mais que a inflação. Todavia, os cuidados com a escolha de quais conteúdos consumir na internet precisam ser cada vez maiores.

Nesse sentido, é válido ressaltar o quanto é importante pesquisar sobre a instituição que oferece o curso e os profissionais que dão as aulas. Afinal, o dinheiro conquistado depois de tanto esforço não pode ser perdido para possíveis golpistas que usam “iscas” para atrair pessoas que desejam investir.

Você viu neste conteúdo, também, que investir de forma assertiva depende de um bom conhecimento dos produtos. Por isso, é fundamental contar com a ajuda de um assessor de investimentos para que consiga ter melhor tranquilidade financeira e fazer o dinheiro trabalhar para você.

Até o próximo post!

Leia mais sobre investimentos e educação financeira no Blog da Ethimos

Fernando Jacomini

Fernando Jacomini

Jornalista, redator e editor de conteúdo. Atua no Blog e na assessoria de imprensa do Grupo Ethimos.

Deixe um comentário