Tempo de leitura: 7 minutos.

Aproveitar algumas horas da semana para assistir a um bom filme na TV é, sem dúvidas, muito importante para descontrair e adquirir conhecimento. E como você está em um blog que trata de investimentos, nada melhor do que encontrar uma recomendação dos melhores filmes sobre bolsa de valores.

Afinal, os investimentos na bolsa são um dos mais tradicionais no mercado financeiro e, por isso, há uma infinidade de produções audiovisuais que misturam a ficção e a realidade sobre o mercado de renda variável. Pode ter certeza: alguns desses filmes imperdíveis vão agradar você.

Por isso, criei uma lista, com a ajuda do nosso time de Renda Variável, dos 10 filmes sobre bolsa de valores. As obras vão do clássico ao contemporâneo e contam com o talento de grandes nomes do cinema internacional.

Antes de ler o post, aproveite para assinar nossa newsletter e receba conteúdos produzidos por especialistas do mercado financeiro!

Prepare a pipoca e continue a leitura!

O que é bolsa de valores? 

Primeiramente, vamos entender a dinâmica da bolsa de valores. Nos filmes, a representação do ambiente é feita, geralmente, em um cenário cheio de pessoas engravatadas, conversas, computadores e telas com gráficos e números. E na realidade, é praticamente desse jeito mesmo.

É na bolsa que ocorrem as operações de compra e vendas de ações de empresas que buscam captar um valor maior do que a geração de caixa é capaz de fornecer. Depois de fazerem um IPO (oferta inicial de ações, traduzido para o português), elas se tornam uma companhia de capital aberto na bolsa, e as ações ficam disponíveis para negociação.

No Brasil, isso ocorre na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), a bolsa de valores brasileira. Os investidores que compram as ações se tornam sócios da empresa e têm o direito de participação nos lucros.

filmes sobre bolsa de valores
B3, a Bolsa de Valores brasileira.

10 melhores filmes sobre bolsa de valores

Os 10 melhores filmes sobre bolsa de valores indicados por nossos especialistas são:

  1. Wall Street – Poder e Cobiça;
  2. Wall Street – O Dinheiro Nunca Dorme;
  3. O Lobo de Wall Street;
  4. A Grande Aposta;
  5. À Procura da Felicidade;
  6. Margin Call: O Dia Antes do Fim;
  7. O Mago das Mentiras;
  8. Jogo do Dinheiro;
  9. A Fraude;
  10. Bilions (série).

1. Wall Street – Poder e Cobiça

Dirigido por Oliver Stone, o drama lançado em 1987 mergulha pela cultura financeira dos Estados Unidos. No filme, Bud Fox (Charlie Sheen), um jovem e ambicioso corretor da bolsa, é atraído pela ilegalidade e lucratividade da espionagem empresarial.

No entanto, logo depois de ser seduzido por Gordon Gekko (Michael Douglas, que garantiu o Oscar na época), o jovem descobre que o rápido enriquecimento é, na verdade, muito arriscado. A história reforça que operar na bolsa vai além de pensar apenas no dinheiro. Assista ao trailer do filme sobre bolsa de valores.

filmes sobre bolsa de valores

2. Wall Street – O Dinheiro Nunca Dorme

Também sob direção de Oliver Stone, a produção audiovisual, de 2010, é uma sequência de “Wall Street – Poder e Cobiça” e mostra a vida de Gordon Gekko (Michael Douglas) depois de ele ter deixado a prisão.

Sem poder operar no mercado financeiro, o bilionário ganancioso defende a antiga rotina por meio de palestras e do lançamento de um livro com críticas ao comportamento de risco dos mercados. Assista ao trailer.

filmes-sobre-bolsa-de-valores

3. O Lobo de Wall Street

Uma das maiores comédias sobre mercado financeiro, “O Lobo de Wall Street” (2013), dirigida por Martin Scorsese, é protagonizada por Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio), que se torna um corretor de ações em uma importante empresa em Wall Street. Ele vivencia, já no início da carreira, o Black Monday, que faz com que as bolsas de vários países caiam.

Em seguida, começa a trabalhar em uma empresa que negocia papeis de baixo valor e que não são listados na bolsa de valores. Belfort decide focar nesse tipo de negócio, já que o retorno para o corretor é maior. Então, ele, Donnie (Jonah Hill) e outros amigos dos velhos tempos criam a Stratton Oakmont, uma empresa que faz com que todos enriqueçam rapidamente e, ainda, levem uma vida dedicada ao prazer. Sem dúvidas, é um dos filmes mais caricatos sobre bolsa de valores [risos]! Trailer

filmes-sobre-bolsa-de-valores

4. A Grande Aposta

A comédia dirigida por Adam McKay e lançada em 2015 conta a história de Michael Burry (Christian Bale), um empresário que acredita que o sistema imobiliário nos Estados Unidos irá quebrar em breve e, por isso, decide investir muito dinheiro em um fundo que coordena.

Com o sucesso na aposta contra o sistema, outros corretores começam a aderir a estratégia, como Mark Baum (Steve Carell), que enfrenta problemas pessoais por conta do suicídio do irmão.

Além dele, dois iniciantes na bolsa de valores querem ganhar dinheiro apostando na crise imobiliária e pedem ajuda a Ben Rickert (Brad Pitt), um banqueiro de Wall Street que vive isolado. Assista ao trailer.

filmes-sobre-bolsa-de-valores

5. À Procura da Felicidade

Estrelado pelo ator Will Smith e pelo filho, “À Procura da Felicidade” (2006) é uma história de luta e superação e baseada em fatos. O filme gira em torno da trajetória de Chris Gardner, um pai de família que passa a enfrentar sérios problemas financeiros depois que a esposa, Linda (Thandie Newton), decide ir embora.

Para conseguir cuidar de Christopher, o filho de 5 anos, Chris usa as habilidades de vendedor e consegue um estágio não remunerado em uma importante corretora de ações. Ele acredita em uma promoção de cargo, mas os problemas financeiros vão crescendo, a efetivação no trabalho não ocorre, e Chris e o filho são despejados.

Os dois passam a dormir em abrigos, estações de trem e até banheiros. Mesmo com a situação, o pai mantém a fé, a determinação e muito trabalho e, enfim, atinge o sucesso. Trailer do filme sobre mercado econômico.

6. Margin Call: O Dia Antes do Fim

O suspense, que estreou em 2020, tem, como público-alvo, investidores com maior conhecimento de mercado acionário e aborda a rotina de uma corretora onde há uma série de demissões. No setor em que Peter Sullivan (Zachary Quinto), Seth Bregman (Penn Badgley) e Will Emerson (Paul Bettany) trabalham, até o chefe, Eric Dale (Stanley Tucci), é demitido.

Antes de ir embora, Eric entrega um pen drive a Peter, que fica até mais tarde no trabalho para abrir o arquivo – uma análise de volatilidade com dados que sinalizam a iminência da corretora falir. Dessa forma, ele contrata uma reunião de emergência com setores da empresa e com o dono, o acionista John Tuld (Jeremy Irons). Trailer de Margin Call – O Dia Antes do Fim.

filmes-sobre-bolsa-de-valores

7. O Mago das Mentiras

O drama “O Mago das Mentiras” (2017) foca na vida do corretor de ações e consultor financeiro Bernie Madoff (Robert De Niro) em 2008, quando foi preso por cometer uma das maiores – se não a maior – fraude financeira na história dos Estados Unidos. Trailer.

filmes-bolsa-valores

8. Jogo do Dinheiro

No filme de 2016, o apresentador de TV Lee Gates (George Clooney), que dá dicas sobre o mercado financeiro, é surpreendido no meio do programa por um desconhecido, que aponta um revólver para ele. O popstar é obrigado a vestir um colete com explosivos, enquanto a produtora Patty Fenn (Julia Roberts) obriga que o programa saia do ar.

No entanto, o criminoso exige que a transmissão continue. A audiência sobe, e o público acompanha toda a situação. Trailer.

filmes-sobre-bolsa-de-valores

9. A Fraude

O drama policial “A Fraude” (1999) tem, como protagonista, Nick Leeson (Ewan McGregor), um homem ambicioso e empregado do Barings Bank, a companhia de banco de investimento mais antiga de Londres. Quando vai a Jacarta resolver um problema, conhece Lisa (Anna Friel), se casa e passa a morar em Singapura. Lá, ele recebe a proposta para ser corretor da bolsa em operações de mercado futuro. A condição: contratar empregados com baixa remuneração e sem qualificação profissional.

No primeiro ano, Nick Leeson teve bastante sucesso, gerando grandes lucros para o banco e mantendo uma prática ilegal, que é a de esconder as perdas na conta 88.888. Com o tempo, essas perdas ficam cada vez maiores, Nick perde o controle com as especulações e leva o banco à falência.

filmes-sobre-bolsa-de-valores

10. Billions

Por último, na lista dos melhores filmes sobre renda variável, está a série Billions (2016). O drama de cinco temporadas acompanha a investigação que um procurador federal ambicioso inicia contra Bobby Axelrod, um bilionário que pratica insider trading – negociação por meio do uso de informações privilegiadas.

filmes sobre bolsa de valores

Como começar a investir na Bolsa? 

Para começar a investir na bolsa, é preciso abrir conta em uma corretora de valores – como a XP Investimentos, a maior do Brasil.

Com a conta aberta, você deverá fazer o teste do perfil de investidor para saber se é agressivo (mais tolerante aos riscos), moderado (que deseja ter uma rentabilidade, mas não abre mão da segurança) ou conservador (que prioriza mais a segurança do que rentabilidade).  

Após isso, você poderá adquirir ações de diversas empresas que têm relação com o seu perfil de investidor e tolerância ao risco.  

Especialistas em Bolsa de Valores

Para ter maior suporte nas aplicações e recomendações dos melhores produtos para a sua carteira, é importante que procure por um assessor de investimentos. Esses profissionais têm importantes certificações que comprovam o entendimento do mercado de investimentos. Além disso, ficam de olho em tudo o que pode impactar no desempenho das aplicações. 

Na Ethimos, um dos maiores escritórios da XP, o atendimento tem a qualidade comprovada pelo selo NPS (Net Promoter Score), e os profissionais estão sempre em capacitação para ter a melhor performance do mercado. Atualmente, a empresa conta com 10 filiais, 5 mil clientes satisfeitos e gerencia um patrimônio de R$ 2,7 bilhões. 

Clique para agendar uma reunião e começar a investir. 

Aproveite para assistir aos filmes sobre bolsa de valores e comente, abaixo, o que achou deles.

Até o próximo post!

Leia mais sobre investimentos no Blog da Ethimos

Fernando Jacomini

Fernando Jacomini

Jornalista, redator e editor de conteúdo. Atua no Blog e na assessoria de imprensa do Grupo Ethimos.

1 Comentário

Deixe um comentário