Tempo de leitura: 2 minutos.

A Ethimos Investimentos realizou, na sexta-feira (14/05), a live “Vale a pena Investir em Fundo Imobiliário em 2021?”, com a participação do head de Distribuição de FIIs (Fundos de Investimentos Imobiliários) da XP Inc., Giancarlo Gentiluomo. O objetivo foi tirar dúvidas e abordar a performance dos melhores FIIs para 2021.

Entre as questões que foram abordadas, estão: o que são fundos imobiliários, melhores FIIS para 2021 e as vantagens e características desse tipo de investimento. O evento foi mediado por Kenio Fonseca, assessor de investimentos da Ethimos com CFP® e LOMA, e contou com a participação de cerca de 100 pessoas.

“A gente acredita que seja só o começo dos FIIs.”

Giancarlo Gentiluomo

Assista ao vídeo da palestra sobre melhores FIIs para 2021:

Palestrante sobre melhores FIIs para 2021

Mestre em Economia e Finanças pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), Giancarlo Gentiluomo tem experiência na área de investimentos de instituições financeiras e, atualmente, é head de Fundos Imobiliários da XP Inc.

melhores-fiis-2021

O que são FIIs?

Os FIIs são investimentos em empreendimentos imobiliários e administrados por gestores. Quem investe nesses fundos tem direito a receber parte dos lucros (dividendos) do aluguel ou do arrendamento, por exemplo. Entre os empreendimentos, estão shoppings, hospitais e faculdades.

As instituições financeiras administram esse “condomínio” de investidores e dividem as “cotas”, que são negociadas na bolsa de valores em partes proporcionais ao patrimônio.

Para se ter ideia, o mercado de FIIs teve um salto de 500% em 2 anos. O IFIX (Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários), que é o benchmark utilizado para esse ativo, indica uma média de desempenho de 70 FIIs listados na Bolsa (critérios de liquidez e participação).

Entre 2012 e 2020, o IFIX se valorizou aproximadamente 83%, contra 58% do Ibovespa, e com apenas 50% de volatilidade das ações. Os fundos imobiliários são populares e representam cerca de 1/3 de todos os investidores na B3. Portanto, é um produto de investimento em alta.

Em 2021, existem mais de 250 FIIs listados na Bolsa de Valores e cerca de 500 no total. É um mercado em crescimento, que já conta com R$ 1 bilhão investidos e 1 milhão de investidores.

Entre as vantagens do fundo de investimentos estão a boa liquidez e a isenção do IRPF (Imposto de Renda Fixa) sobre os dividendos, além da facilidade de ser sócio de um grande empreendimento sem, necessariamente, investir grande quantia.

Veja mais notícias de investimentos no Blog da Ethimos.

3 Comments

Deixe um comentário