Tempo de leitura: 2 minutos.

O mercado financeiro e a política mundial foram marcados por importantes fatos nas últimas semanas. O Panorama Investidor apresenta as principais notícias da economia em julho e as perspectivas econômicas para agosto.

Entre os destaques de julho estão os avanços da CPI da Covid-19 no Senado e as discussões sobre a reforma tributária. Fora do país, a divulgação de resultados de empresas americanas e as tensões com o endurecimento regulatório chinês foram assuntos que movimentaram os mercados.

Confira as principais notícias da economia em julho e agosto de 2021.

Antes de tudo, assine a newsletter da Ethimos e fique por dentro de tudo sobre economia.

Principais notícias da economia

Brasil

No país, mais pessoas foram convocadas para a CPI da covid-19, que seguirá com os depoimentos a partir desta segunda-feira (2), com o fim do recesso parlamentar.

Reforma tributária

Na Câmara, o foco está na discussão da reforma do imposto de renda. A proposta passou por diversas mudanças, já que alguns pontos foram mal recebidos pelo mercado.

A tributação de dividendos de FIIs (Fundos de Investimentos Imobiliários), por exemplo, foi retirada do projeto. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chegou, inclusive, a dizer que vetaria o texto se não houvesse redução da carga tributária para empresas. O relator acredita que a reforma seja aprovada já em agosto.

Taxa Selic 2021

Por fim, a XP elevou a projeção da taxa básica de juros para sete por cento até o fim do ano, enquanto o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) deve fechar o ano em 6,56%, segundo os analistas.

Internacional

O principal destaque internacional de julho foi a preocupação do mercado com o avanço de casos da variante Delta do coronavírus.

China

Tensões com a intervenção regulatória na China também movimentam a economia Investidores venderam ações no país depois de o governo ter endurecido medidas regulatórias aos setores imobiliários, de regulação e de entrega de alimentos.

No entanto, as bolsas reagiram positivamente com a divulgação dos resultados de empresas americanas.

Estados Unidos

A discussão do pacote de estímulos de Joe Biden voltou a ter impasses. Mas no fim de julho, senadores afirmaram que o projeto está bem próximo da aprovação.

Enquanto isso, o Federal Reserve, que é o banco central dos Estados Unidos, afirmou que não vai mudar a política monetária nem a de compra de títulos públicos, por enquanto./

Economia em agosto

Para agosto, é importante ficarmos de olho nos desdobramentos da CPI da Covid-19, na possível aprovação da reforma tributária e na reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) para definir os rumos da taxa básica de juros.

A expectativa é de novo aumento de 1 ponto percentual da Selic, elevando a taxa de juros para 5,25% ao ano.

Onde investir em 2021?

Agora que você viu as principais notícias do mercado financeiro de julho e as expectativas para agosto, provavelmente quer saber como e onde investir em 2021.

Como você acompanhou, muitos acontecimentos estão movimentando a economia mundial atualmente. Nesse sentido, a melhor maneira de saber como e onde investir é contar com a ajuda de um assessor de investimentos para que você consiga rentabilizar o dinheiro de forma mais inteligente.

Você pode conhecer as soluções da Ethimos, um dos maiores escritórios da XP, que tem atendimento de qualidade comprovado pelo selo NPS (Net Promoter Score). A empresa já conta com mais de 5 mil clientes satisfeitos e R$ 2,9 bilhões sob assessoria.

Agende uma reunião com especialistas em investimentos.

Veja mais notícias de investimentos no Blog da Ethimos

Fernando Jacomini

Fernando Jacomini

Jornalista, redator e editor de conteúdo. Atua no Blog e na assessoria de imprensa do Grupo Ethimos.

Deixe um comentário