Tempo de leitura: 3 minutos.

Se você acessou este post, é porque quer conferir as principais notícias da economia em novembro de 2021.

Está no lugar certo. Apresentaremos, abaixo, um resumo com o que foi destaque no mercado financeiro em outubro e aos fatos que o mercado focará agora em novembro.

Entre os destaques que marcaram a economia está o aumento do ritmo de aperto monetário no Brasil e a alta da inflação nos Estados Unidos.

Continue a leitura e confira, no Panorama Investidor, as principais notícias econômicas de outubro e novembro de 2021.

Antes, aproveite para assinar a newsletter da Ethimos e receba conteúdos atualizados sobre finanças e investimentos.

Principais notícias da economia em novembro de 2021

As principais notícias da economia em outubro e novembro de 2021:

  • Alta da Selic no Brasil;
  • Novo Auxílio Brasil;
  • Mau humor do mercado;
  • Elevação do teto de dívidas públicas nos Estados Unidos;
  • Alta da inflação americana;
  • Resultados corporativos no Brasil.
notícias economia novembro 2021
no Brasil, o Copom elevou a Selic para 7,75% ao ano.

Brasil

Com a escalada da inflação – a maior para outubro desde 1994 – o Banco Central elevou a taxa Selic para 7,75% ao ano, acima do que sinalizou o próprio Copom (Comitê de Política Monetária) na reunião anterior.

Também em outubro, o Ministério da Economia anunciou o novo programa Auxílio Brasil, que substitui o Bolsa Família. A mudança provocou mau humor dos mercados.

Já a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) dos Precatórios, que viabiliza o Auxílio Brasil, foi aprovada em primeiro turno na câmara dos deputados, depois de grande discussão durante todo o mês, e agora vai passar por segunda votação.

E com o cenário político e fiscal no país, as ações da bolsa de valores tiveram o pior desempenho mensal do ano em outubro.

Internacional

Nos Estados Unidos, o Senado aprovou o projeto que eleva temporariamente o limite de dívidas do governo para evitar um calote federal. Uma decisão de mais longo prazo está prevista para ser tomada em dezembro.

Já a inflação americana acelerou 0,4% e ficou acima das expectativas de analistas do mercado financeiro. No acumulado do ano, o indicador já registra alta de 5,4%.

Fatos de novembro

Agora em novembro, o mercado vai ficar de olho nos avanços da votação da PEC dos Precatórios no plenário da Câmara.

A temporada de resultados corporativos do terceiro trimestre também é o foco dos investidores nestes últimos dias no Brasil.

Até 4 de novembro, as empresas do Ibovespa surpreenderam positivamente o mercado, com lucros, em média, 20% acima do esperado.

Onde investir em 2021?

Agora que você viu as principais notícias do mercado financeiro de outubro e o que esperar para novembro, provavelmente quer saber como e onde investir em 2021.

Como você acompanhou, muitos acontecimentos estão movimentando a economia mundial atualmente. Nesse sentido, a melhor maneira de saber como e onde investir é contar com a ajuda de um assessor de investimentos.

A Ethimos, um dos maiores escritórios da XP, que tem atendimento de qualidade comprovado pelo selo NPS (Net Promoter Score). A empresa já conta com 6 mil clientes satisfeitos e R$ 3,5 bilhões sob assessoria.

Veja mais notícias de investimentos no Blog da Ethimos

5/5 - (113 votes)

Deixe um comentário