Tempo de leitura: 2 minutos.

O Ibovespa fechou com uma alta de +0,87% nessa terça-feira (3), aos 123.577 pontos, impulsionado pelo avanço das ações da Vale (VALE3) e Petrobras (PETRO3,PETRO4). O dólar comercial aumentou 0,4 e terminou o dia operando a R$ 5,20.

Internacional

Bolsas amanhecem levemente positivos (EUA 0,1% e Europa +0,6%) ao passo que investidores aguardam pelo pronunciamento de Janet Yellen sobre o pacote trilionário de infraestrutura nos Estados Unidos e dados de desemprego no país.

Na China (+0,9%), o mercado devolveu parte das perdas após governo abaixar o tom das críticas à indústria de videogames, republicando uma versão mais branda do artigo que foi o estopim do sell-off do setor. Com isso, a Tencent voltou a subir 2,42%.

Agenda do dia: divulgação dos PMIs (Índices de Gerentes de Compras) de serviços e compostos do mês de julho.

Brasil

O principal destaque do dia é a reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), que deve elevar em 1 p.p. (ponto percentual) a Selic. Com isso, a XP projeta a taxa Selic em 6,75% ao final do ciclo de alta, com a dinâmica das expectativas de inflação e uma política fiscal mais expansionista em 2022 representando riscos de alta para esta projeção.

A produção industrial brasileira permaneceu estável em junho, segundo dado divulgados na terça-feira, praticamente em linha com a expectativa da XP e do consenso do mercado. Segundo analistas, a demanda por manufaturados deve ser sólida neste semestre, ainda que com taxas de crescimento moderadas.

No campo político, o deputado Celso Sabino, relator da reforma tributária, apresentou uma nova versão do parecer a líderes aliados. Ele tenta reunir apoio para que a proposta possa ser votada nesta ou na próxima semana pela Câmara.

Além disso, o governo segue articulando com o Congresso a redação final da proposta de emenda à Constituição que será apresentada para disciplinar gastos da União com dívidas judiciais. A medida pode abrir espaço de R$ 41,5 bilhões no teto de gastos de 2022, permitindo a ampliação do programa de transferência de renda.

**Com informações da XP

Leia mais sobre investimentos e mercado financeiro no Blog da Ethimos

Deixe um comentário