Tempo de leitura: < 1 minuto.

O Ibovespa fechou praticamente estável nessa segunda-feira (9), registrando alta de 0,2% aos 123.019 pontos. O IPCA (Índice de Preços aos Consumidor Amplo), a inflação oficial do país, acelerou e ficou em 0,96% em julho, a maior variação para o mês desde 2002. A inflação acumulada em 12 meses chegou a 8,99%.

Internacional

Bolsas amanhecem sem movimentos expressivos (EUA 0,0% e Europa +0,2%) enquanto investidores aguardam dados da inflação nos Estados Unidos e a votação final no Senado americano do pacote trilionário (US$ 1,2tri) de infraestrutura.

Na Europa, o mercado inicia o dia positivo após fechar em máximas históricas, suportado pela forte temporada de resultados das empresas na região.

Na China (+1,2%) preocupações com o avanço da variante Delta parecem mais amenas, e o mercado volta a fechar positivo.

Brasil

O mercado aguarda pela divulgação da ata do Copom (Comitê de Política Monetária) detalhando a última alta da taxa Selic.

O Ministro da Fazenda deve detalhar a PEC que posterga o pagamento de precatórios. O projeto de lei foi enviado nessa segunda-feira ao Congresso e é um importante instrumento para abrir espaço no Orçamento de 2022 para o novo programa de transferência de renda Auxílio Brasil, que substituirá o atual Bolsa Família.

Segundo a XP, os valores serão definidos depois, mas o ministro João Roma falou novamente em “ao menos” 50% de aumento sobre o Bolsa Família para um público acima de 16 milhões de pessoas – a estimativa é de um gasto extra de R$ 18 bilhões, segundo o noticiário.

Leia mais sobre investimentos e mercado financeiro no Blog da Ethimos

Deixe um comentário