Tempo de leitura: < 1 minuto.

O Ibovespa encerrou a sessão da terça-feira (10) com queda de 0,66%, atingindo 122.202 pontos, com destaque ao desempenho negativo das ações de instituições financeiras.

Internacional

As principais bolsas globais amanhecem mistas (EUA: -0,1%; Europa +0,1%).

A agenda do presidente Joe Biden teve duas grandes vitórias no Senado, com a aprovação do pacote de investimentos em infraestrutura e o andamento do Plano das Famílias Americanas.

Dados de crédito e agregados monetários na China vieram mais fracos que o esperado, mas já há expectativa de reversão com novos estímulos sinalizados pelo governo local.

Na agenda do dia, atenções dos mercados estarão voltadas para a divulgação da inflação ao consumidor (CPI) dos Estados Unidos. A XP e o mercado esperam desaceleração do indicador em julho (altas mensais de 0,4% e 0,5%, respectivamente), após a forte elevação de 0,9% registrada em junho.

Brasil

Destaque para a rejeição da PEC do voto impresso – entendida como uma derrota ao presidente Jair Bolsonaro. Foram 229 votos a favor, 218 contra e uma abstenção – placar distante dos 308 exigidos para aprovação de PEC.

O deputado federal Celso Sabino (PSDB-PA) protocolou formalmente o parecer dele para a proposta de reforma do imposto de renda. O novo texto é mais “contido” quanto às alíquotas do IRPJ (Imposto de Renda da Pessoa Jurídica),  que passariam de 15% para 6,5% em 2022 e 5,5% em 2023. A novidade vem compensada pela redução em 1,5% da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido), tributo destinado ao financiamento da seguridade social.

As vendas no varejo caíram 1,7% em junho na comparação com maio. A queda ocorre depois de dois meses de elevação, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Leia mais sobre investimentos e mercado financeiro no Blog da Ethimos

Deixe um comentário