Tempo de leitura: 2 minutos.

O Ibovespa acumulou ganhos de 0,4% na última semana, impulsionado principalmente pelas mudanças trazidas na reforma tributária que corrigiu algum dos problemas na proposta anterior e incluiu um corte mais agressivo do imposto de renda de empresas. Apesar das preocupações com um corte excessivo de impostos para um país altamente endividado, investidores receberam a nova proposta com otimismo, segundo analistas da XP.

Esta semana será a da temporada de resultados do segundo trimestre de 2021, com divulgação de informações do desempenho de empresas durante os meses de março e junho. De indicadores econômicos, haverá divulgações de dados do mercado imobiliário nos EUA no início da semana.

Já na Europa, o destaque será a decisão de política monetária do Banco Central Europeu na quinta-feira (22). Na sexta-feira (23), serão divulgadas as prévias do PMIs da indústria e do setor de serviços dos EUA e da Zona do Euro. E, domesticamente, serão divulgados dados de inflação medidos pela prévia do IGP-M de junho e o IPCA-15 de julho nos próximos dias.

Internacional

No exterior, as bolsas internacionais amanhecem negativas (EUA -0,8% e Europa -1,6%) ao passo que preocupações com a variante Delta se intensificam, o que poderia desacelerar a retomada econômica global.

O Japão (-1,3%) também amanhece negativo na medida em que mais atletas testam positivo para a Covid-19 e ameaçam a realização dos jogos olímpicos. E a temporada de resultados nos EUA acelera com 13,4% do valor de mercado do S&P 500 divulgando seus resultados nessa semana, com empresas como Netflix, Johnson & Johnson, Twitter e Intel reportando seus lucros nos próximos dias.

Ainda lá fora, a semana começa com expectativa sobre o pacote de infraestrutura nos EUA, que deve ser pautado logo na quarta-feira (21), segundo o líder democrata Chuck Schumer. No entanto, as lideranças democratas enfrentam pressões tanto dos republicanos, que querem novas formas de custeio do pacote após solicitar o abandono de uma das principais medidas, e dos próprios correligionários, que divergem entre si sobre o Plano das Famílias Americanas –  o projeto paralelo de cunho social cujo andamento é considerado chave para obter apoio da ala mais à esquerda do partido democrata. É provável que haja atrasos até o final da semana.

Brasil

No Brasil, o Congresso entra em recesso, mas as discussões sobre a reforma tributária continuam. O relator, o deputado Celso Sabino, disse que está aberto a melhorias na proposta e mostrou confiança de que ela será aprovada em agosto.

Em commodities, o preço do petróleo recua nesta manhã após a Opep+ chegar em um acordo para aumentar a produção de petróleo em 400 mil barris por dia, a cada mês, até o fim de 2022, se comprometendo a reverter os cortes feitos durante a crise da pandemia. É uma notícia positiva, a medida em que a alta do petróleo pressiona a inflação e os custos de produção, de acordo com a XP.

**Com informações da XP

Leia mais sobre investimentos e mercado financeiro no Blog da Ethimos

Deixe um comentário