Tempo de leitura: < 1 minuto.

O Ibovespa  fechou em alta de 0,7% nesta segunda-feira (21), chegando aos 129.265 pontos. Enquanto isso, o dólar comercial desvalorizou 1,5%, cotado a R$ 5,01, no menor patamar de um ano.

Nesta manhã, as bolsas internacionais amanhecem levemente negativas (EUA -0,1% e Europa -0,1%) enquanto o mercado absorve comentários mistos das autoridades do Fed em relação à inflação.

Nos Estados Unidos, o mercado seguiria repercutindo discursos mistos vindos de integrantes do FED, o banco central americano. John Willians, do Fed de Nova Iorque, afirmou que o pico recente de inflação é transitório. Já Robert Kaplan, do Fed de Dallas, disse que prefere reduzir a compra de ativos “mais cedo do que tarde”, assim como James Bullard, do Fed de St. Louis, que acha apropriado começar a discutir a redução da compra desses ativos.

No Brasil, a Câmara concluiu nessa segunda-feira a votação da medida provisória que permite a capitalização da Eletrobras. Texto que segue agora para análise do presidente Jair Bolsonaro, que tem 15 dias para decidir sobre sanção ou veto.

Destaque para a pauta da medida provisória 1034 no Senado, a qual ampliaria a CSLL (Contribuição Social Sobre Lucro Líquido) de instituições financeiras em 5 pontos percentuais até o fim do ano e funcionaria como contrapartida à redução da tributação sobre combustíveis que vigorou até o fim de abril.

Além disso, a equipe econômica avança no desenho de sua proposta para alterar a tributação sobre renda, que ainda precisa ser validada pelo presidente Jair Bolsonaro.

Agenda do dia

  • Brasil: Destaque para a divulgação, às 8h, da ata da reunião da semana passada sobre a alta da Selic.
  • EUA: Às 15h, o presidente do Fed, Jerone Powell, fará discurso na no Congresso americano.

**Com informações da XP Investimentos

Leia mais sobre investimentos e mercado financeiro no Blog da Ethimos

Deixe um comentário