Tempo de leitura: 2 minutos.

O Ibovespa encerrou o pregão de terça-feira (29) em virtual estabilidade (ligeira variação negativa de 0,08%), atingindo 127.327 pontos, após recuar quase 1% na mínima do dia. Enquanto isso, o dólar comercial fechou em alta de 0,28%, a R$ 4,941 na compra e a R$ 4,942 na venda.

As taxas futuras de juros encerraram a sessão em queda. DI jan/22 fechou em 5,60%; DI jan/24 foi para 7,58%; DI jan/26 encerrou em 8,19%; e DI jan/28 fechou em 8,55%.

Internacional

Nesta manhã, os principais mercados globais amanhecem negativos (EUA -0,1% e Europa -0,8%). Ações europeias apresentam queda na medida em que preocupações com a nova variante da Covid-19 superam a confiança na reabertura econômica. O índice futuro americano está levemente negativo, após seu 33º fechamento recorde em 2021.

Nos Estados Unidos, com o futuro do pacote de infraestrutura em cheque, a Casa Branca procura consolidar apoio entre democratas por um segundo pacote com medidas sociais. Segundo a XP, as demandas da ala mais à esquerda do partido, que hoje defende um pacote de USD 6 trilhões, e as dos moderados, que demandam responsabilidade fiscal e menores aumentos tributários, não serão fáceis de conciliar.  

Em paralelo, Joe Biden estaria estudando uma ordem executiva que instrui agências do Estado a fiscalizar setores dominados por grandes empresas. A ordem pode gerar tensões com grupos de republicanos e pressão sob o governo por grandes empresas.  

Os indicadores de confiança na economia continuam melhorando nos Estados Unidos e na Europa. A disseminação da variação do delta do coronavírus, entretanto, representa um desafio para a recuperação econômica global. E na China, os números do Índice de Gerentes de Compra (PMI) de junho indicam que o país continua desacelerando gradualmente.

Brasil

No Brasil, a Aneel aprovou reajuste de 52% no valor da bandeira tarifária para julho por conta da crise hídrica e prepara novo aumento para os próximos meses. Com isso, a XP elevou a projeção para o IPCA de 6,2% para 6,4%.

Do lado político, o governo segue às voltas com as suspeitas sobre as negociações para compra de vacinas contra o coronavírus. Já o ministro Paulo Guedes abriu a possibilidade de que a redução de 5 pontos percentuais no imposto de renda da pessoa jurídica seja efetivada em um único ano, e não mais em dois anos como previsto na proposta original do governo.

A taxa de desemprego se manteve em 14,7%, maior patamar já registrado desde 2012, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

**Com informações da XP Investimentos

Leia mais sobre investimentos e mercado financeiro no Blog da Ethimos

Deixe um comentário