Tempo de leitura: 4 minutos.

Se você tem dúvidas sobre o rendimento da poupança hoje, encontrou o conteúdo certo. Aqui, você ficará sempre atualizado do desempenho da tradicional caderneta e saberá se vale a pena deixar o dinheiro aplicado nela.

No entanto, antes de ter mais informações no que diz respeito ao rendimento atual da poupança, é muito importante conhecer as regras do produto, a relação com a taxa Selic e a proporção de brasileiros que ainda utilizam a caderneta.

Continue a leitura para saber o rendimento da poupança hoje e outras informações sobre o assunto.

O que é poupança?

A poupança é uma aplicação de renda fixa isenta de custos e disponível para qualquer idade. Disponível em todos os bancos, o produto tem a mesma rentabilidade em qualquer instituição. A caderneta foi criada em 1861 pelo Imperador Dom Pedro II.

Um levantamento feito pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) em 2021 revela que 88% dos brasileiros que investem deixam o dinheiro aplicado na poupança.

Regras da poupança

  • Depósitos feitos na poupança até 3 de maio de 2012: rendimento de 0,5% todos os meses + TR (Taxa Referencial) do mês.
  • Dinheiro aplicado a partir de 4 de maio de 2012: rendimento de 70% da taxa Selic (quando está abaixo de 8,5% ao ano) mais a TR, que está praticamente zerada há muito tempo.

Vale lembrar que o último reajusta da taxa básica de juros ocorreu em 27 de outubro de 2021, passando de 6,25% para 7,25% ao ano.

Nesse sentido, com a Selic a 7,75%, o rendimento da poupança é de 70% desse número + TR. Ou seja, ao fazermos a conta 7,75% x 0,7, temos um rendimento de 5,43% ao ano – o que equivale a 0,45% ao mês –, desempenho bem inferior a outros investimentos disponíveis no mercado.

A taxa básica de juros é o principal instrumento do Banco Central para o controle da inflação.

Desempenho da poupança

Segundo Kenio Fonseca, assessor de investimentos da Ethimos, o rendimento da poupança é negativo quando a Selic fica abaixo da inflação.

“Quando a inflação sobe mais rápido que a Selic, situação que presenciamos em 2020 e estamos presenciando de novo, a poupança fica defasada”, diz.

Dados da Economatica mostram que a poupança rendeu 2,11% no ano passado, abaixo da inflação de 4,52% no período. Em outras palavras, o dinheiro aplicado na caderneta valorizou menos do que a alta de preços no Brasil, situação que leva à perda do poder de compra.

Últimos reajustes da Selic

Confira os reajustes da taxa básica de juros em 2021:

  • Março: 0,75 p.p – 2,75%
  • Maio: 0,75 p.p – 3,50%
  • Junho: 0,75 p.p – 4,25%
  • Agosto: 1 p.p – 5,25%
  • Setembro: 1 p.p – 6,25%
  • Outubro: 1,5 p.p – 7,75% ao ano.

Qual é o rendimento da poupança hoje?

Em novembro de 2021, o rendimento da poupança é de 5,43%.

Histórico do rendimento da poupança hoje

Mês/2021Rendimento mensalRendimento anual
Janeiro0,12%1,44%
Fevereiro0,12%1,44%
Março0,12%1,44%
Abril0,16%1,92%
Maio0,16%1,92%
Junho0,20%2,40%
Julho0,24%2,88%
Agosto0,31%3,68%
Setembro0,36%4,38%
Outubro0,36%4,38%
Novembro0,45%5,43%
Dezembro
Acumulado2,24%
Tabela atualizada com rendimento da poupança em 2021.

Poupança é um bom investimento hoje?

Se você está em dúvida se a poupança ainda é um bom investimento, a resposta é não.

O produto já tem histórico de remunerar abaixo da inflação em anos anteriores, o que ainda vem ocorrendo. Enquanto a caderneta registra rendimento de 5,43%, a prévia da inflação já registra acúmulo de 8,30% em 2021.

O assessor de investimentos da Ethimos Kenio Fonseca explica que, além disso, existe uma diferença entre poupar e investir.

“Para quem realmente quer ter rentabilidade acima da inflação, em momento algum a poupança é interessante. Até mesmo os investimentos que descontam imposto de renda podem apresentar um retorno muito maior ao longo do tempo”.

Além disso, Fonseca ressalta que há opções para resgate a curto prazo, o que possibilita ao investidor criar uma reserva de emergência e retirar o dinheiro quando quiser.

Recentemente, o Estadão publicou reportagem que reforça o quanto a inflação deixou de ser um bom investimento.

Investimentos melhores do que a poupança

Para ter retornos acima da inflação, é importante optar por investimentos que remunerem o IPCA, por exemplo. Alguns títulos da dívida pública pagam uma taxa fixa mais a inflação. Uma NTN-B (Nota do Tesouro Nacional tipo B) remunera o IPCA + 4% ao ano, ou seja, oferece uma rentabilidade bem acima da poupança.

Os títulos da dívida pública são investimentos considerados seguros e uma boa opção para quem está começando, segundo assessores de investimentos da Ethimos, um dos maiores escritórios da XP.

Descubra os melhores investimentos para você

Veja a comparação de rendimento de R$ 100 mil investidos na poupança e em um título do Tesouro daqui a 5 anos:

rendimento-poupanca-hoje
Comparação de remuneração entre poupança e Título da Dívida Pública (Fonte: Tesouro Direto)

No entanto, vale ressaltar que é importante diversificar a carteira de investimentos para melhores resultados.

Conclusão

Neste conteúdo, você entendeu como funciona a poupança e sobe que o rendimento da caderneta hoje é de 5,43% ao ano.

Como a inflação já está acima do que a poupança rende, o dinheiro aplicado nela perde o poder de compra. Dessa forma, é fundamental sair do tradicional produto e escolher outras opções de investimento.

Por isso, é muito importante contar com a ajuda de um assessor de investimentos para que você possa diversificar a carteira com produtos que fazem sentido com o seu perfil e objetivos.

A Ethimos atua no mercado financeiro há 13 anos e é composta por assessores com as melhores certificações do mercado financeiro. O atendimento de qualidade é comprovado pelo selo NPS (Net Promoter Score). Atualmente, o escritório soma R$ 3,5 bilhões sob assessoria e tem 6 mil clientes satisfeitos.

Agende uma reunião gratuita e comece a investir melhor.

Agendar reunião gratuita

Até o próximo post!

Leia mais sobre investimentos no Blog da Ethimos

4.9/5 - (43 votes)
Fernando Jacomini

Fernando Jacomini

Jornalista, redator e editor de conteúdo. Atua no Blog e na assessoria de imprensa do Grupo Ethimos.

Deixe um comentário