Tempo de leitura: 5 minutos.

Já imaginou saber o quanto o seu dinheiro investido vai render ao longo do tempo? Um simulador de investimentos pode fornecer essa resposta. Por isso, se você precisa dessa ferramenta, está no lugar certo.

Neste conteúdo, você vai aprender a simular a rentabilidade de seus investimentos e descobrir produtos recomendados por meio de uma calculadora atualizada em 2021.

Mas antes de tudo, aproveite para assinar a newsletter da Ethimos e receba conteúdos importantes sobre o mercado financeiro.

Continue a leitura!

O que é um simulador de investimentos?

Em poucas palavras, um simulador de investimentos, também conhecido como calculadora, é uma ferramenta que apresenta o rendimento médio do dinheiro de acordo com o tempo e o valor que ficará investido.

Vale ressaltar que o cálculo é feito com base no desempenho apresentado pelos produtos financeiros nos últimos meses e pelo atual cenário econômico interno e externo.

Nesse sentido, simular o quanto terá de retorno pode ajudar a ter mais clareza na tomada de decisões e encontrar produtos que tenham rendimento acima da poupança, por exemplo.

Simulador de investimentos em 2021

Existem diversas calculadoras de investimentos disponíveis na internet. Acontece que muitas delas estão desatualizadas e fornecem informações fora da atual realidade econômica. Por isso, é importante ter cuidado ao escolher um simulador.

A XP Inc. desenvolveu um simulador fácil de utilizar e que está sempre atualizado. Para acessar a ferramenta, basta preencher este formulário:

Além de apresentar a rentabilidade histórica, a ferramenta disponibiliza uma carteira de investimentos recomendada de acordo com as informações preenchidas.

Como simular os investimentos

Para calcular o desempenho de um investimento, basta acessar a calculadora e realizar os seguintes passos:

1º passo – Selecione o seu objetivo:

  • Quero ganho constante acima da inflação;
  • Quero maiores rendimentos a longo prazo;
  • Aceito riscos para maximizar ganhos.
simulador de investimentos
Primeira tela do simulador

2º passo – Informe o quanto você deseja investir.

3º passo – Informe quando você pretende resgatar o dinheiro:

  • Em até 1 ano;
  • Entre 1 e 2 anos;
  • Mais de 2 anos.

4º passo – Clique em simular

Depois de seguir todos os passos, o simulador de investimentos apresentará a carteira recomendada com a categoria dos produtos e a rentabilidade histórica em comparação ao desempenho da poupança.

simulador de investimentos
Carteira recomendada pelo simulador de investimentos
simulador de investimentos
Comparação entre desempenho do investimento recomendado e poupança

Investimentos melhores que a poupança

Se você utilizou a calculadora de investimentos, notou que o desempenho da carteira recomenda é sempre acima do rendimento da poupança. Isso ocorre porque a tradicional caderneta deixou de acompanhar, há bastante tempo, o crescimento da inflação, por exemplo.

Nesse aspecto, apresentaremos, abaixo, uma lista de produtos que rendem mais que a poupança.

CDB

O CDB (Certificado de Depósito Bancário) é um dos tipos de investimentos mais comuns, já que maioria dos bancos tem o produto para oferecer aos clientes. No entanto, corretoras oferecerem a modalidade com rentabilidade bem maior que a das instituições tradicionais.

Em resumo, o CDB é um “empréstimo” para os bancos operarem. Esse dinheiro é usado e devolvido com a acréscimo de juros.

A rentabilidade do CDB varia, porque o produto pode ser prefixado, pós-fixado ou atrelado à inflação. No caso do CDB pós-fixado, o principal indicador da remuneração é a taxa do CDI (Crédito de Débito Interbancário). A liquidez (período em que o investimento passa a render) também varia. O CDB tem opções de liquidez apenas no vencimento e também de render diariamente.

Uma das vantagem de adquirir o CDB nas corretoras de seguro é que elas oferecem o título de diversos bancos, aumentando a possibilidade de escolhas. Uma dessas empresas é a XP Investimentos, considerada a melhor do Brasil.

Títulos Públicos Federais

Ao contrário do CDB, o dinheiro é emprestado ao governo federal. O Tesouro Direto é a plataforma que negocia os Títulos Públicos Federais.

O Tesouro Direto também conta com mais de um tipo de liquidez. Quem investe no prefixado, por exemplo, pode saber a remuneração exata. É importante, nesse caso, manter o dinheiro investido até a data do vencimento. Por outro lado, no título pós-fixado, os juros variam de acordo com a taxa Selic (Taxa Básica de Juros) e o IPCA – índice oficial da inflação.

Fundos de Investimento

Os fundos de investimento são coletivos e administrados por gestores. São compostos por recursos de muitos investidores (cotistas) para a aplicação em diferentes meios. Nessa modalidade, as opções de investimentos vão das mais simples e baratas até as mais complexas.

No fundo de investimento, os gestores decidem para quais tomadores o dinheiro será destinado. Esse produto tem variados graus de risco. Dessa forma, costuma ser uma ótima oportunidade para pessoas mais iniciantes – que buscam diversificar a carteira e ter rentabilidade maior do que a da poupança –, e para os investidores agressivos.

A modalidade tem a incidência de taxa de administração, e rentabilidade e o prazo de resgate também variam no fundo de investimento. Pela maior complexidade nas movimentações nesse tipo de produto, é importante contar com a ajuda de um especialista em investimentos.

Fundo Imobiliário

Bem como no fundo de investimento, os investidores se reúnem para aplicar o dinheiro no fundo imobiliário – tanto em construção de empreendimentos quanto em imóveis prontos. Nesse sentido, quem investiu garante parte do retorno da receita desses bens – aquelas originadas do pagamento de aluguel, da venda e do arrendamento, por exemplo.

A rentabilidade do fundo imobiliário é mais volátil, portanto, há a sensação constante de ganhos e perdas dependendo do momento.

Ações

As ações são um dos tipos mais conhecidos de investimentos e representam parte do capital social de uma empresa. Quem compra ações na Bolsa de Valores se torna sócio da empresa.

No Brasil, a B3 (Brasil Bolsa Balcão) é a principal responsável por administrar as ações. As corretoras de investimentos intermedeiam a compra e a venda desses papéis (como também são chamadas as ações).

É importante ressaltar que a rentabilidade de uma ação depende do desempenho da empresa. Por isso, é importante ficar atento à reputação dela no mercado.

COE

O COE (Certificado de Operações Estruturadas) é um “pacote” que reúne produtos de renda fixa e variável para diversificar a carteira de investimentos.

Com os COEs, o investidor consegue ter melhor previsão da rentabilidade e também de uma série de possibilidades, tanto de ganhos quanto de perdas. A versatilidade permite que esse “combo” seja voltado para investidores conservadores e para os agressivos.

Existem COEs que garantem o retorno do valor investido (COE de Valor Nominal Protegido). Por outro lado, há aqueles que têm maior grau de risco e oferecem maior rentabilidade (COE de Valor Nominal em Risco).

Debêntures

As debêntures são títulos de empréstimo para as empresas, que são devolvidos com juros aos “doadores” (pessoas que aplicam o dinheiro). Por serem de renda fixa, o investidor consegue saber o quanto vai resgatar no dia do vencimento.

Existem diversos tipos de debêntures, com diferentes características e perfis de público. A rentabilidade é dividida em prefixada, pós-fixada e com remuneração híbrida.

Como escolher o melhor investimento?

A escolha do melhor investimentos envolve diversos fatores, como atual cenário econômico, objetivos e perfil do investidor. Dessa maneira, a carteira recomendada pelo simulador deve servir apenas como consulta.

Para ter uma carteira mais assertiva, é importante contar com a ajuda de um assessor de investimentos. Esses profissionais são preparados para montar recomendações personalizadas de investimentos.

Na Ethimos, um dos maiores escritórios da XP, os assessores são capacitados constantemente, o que garante um NPS (Net Promoter Score) acima de 90%, comprovando o atendimento de qualidade. O escritório gerencia mais de R$ 3,5 bilhões de 6 mil clientes.

Agende uma reunião!

Leia mais sobre finanças e investimentos no Blog da Ethimos

5/5 - (53 votes)

Deixe um comentário