Se você acessou este post, é porque quer conferir as principais notícias da economia em novembro de 2021.
Está no lugar certo. Apresentaremos, abaixo, um resumo com o que foi destaque no mercado financeiro em outubro e aos fatos que o mercado focará agora em novembro.
Entre os destaques que marcaram a economia está o aumento do ritmo de aperto monetário no Brasil e a alta da inflação nos Estados Unidos.
Continue a leitura e confira, no Panorama Investidor, as principais notícias econômicas de outubro e novembro de 2021.
Antes, aproveite para assinar a newsletter da Ethimos e receba conteúdos atualizados sobre finanças e investimentos.
As principais notícias da economia em outubro e novembro de 2021:
Com a escalada da inflação – a maior para outubro desde 1994 – o Banco Central elevou a taxa Selic para 7,75% ao ano, acima do que sinalizou o próprio Copom (Comitê de Política Monetária) na reunião anterior.
Também em outubro, o Ministério da Economia anunciou o novo programa Auxílio Brasil, que substitui o Bolsa Família. A mudança provocou mau humor dos mercados.
Já a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) dos Precatórios, que viabiliza o Auxílio Brasil, foi aprovada em primeiro turno na câmara dos deputados, depois de grande discussão durante todo o mês, e agora vai passar por segunda votação.
E com o cenário político e fiscal no país, as ações da bolsa de valores tiveram o pior desempenho mensal do ano em outubro.
Nos Estados Unidos, o Senado aprovou o projeto que eleva temporariamente o limite de dívidas do governo para evitar um calote federal. Uma decisão de mais longo prazo está prevista para ser tomada em dezembro.
Já a inflação americana acelerou 0,4% e ficou acima das expectativas de analistas do mercado financeiro. No acumulado do ano, o indicador já registra alta de 5,4%.
Agora em novembro, o mercado vai ficar de olho nos avanços da votação da PEC dos Precatórios no plenário da Câmara.
A temporada de resultados corporativos do terceiro trimestre também é o foco dos investidores nestes últimos dias no Brasil.
Até 4 de novembro, as empresas do Ibovespa surpreenderam positivamente o mercado, com lucros, em média, 20% acima do esperado.
Agora que você viu as principais notícias do mercado financeiro de outubro e o que esperar para novembro, provavelmente quer saber como e onde investir em 2021.
Como você acompanhou, muitos acontecimentos estão movimentando a economia mundial atualmente. Nesse sentido, a melhor maneira de saber como e onde investir é contar com a ajuda de um assessor de investimentos.
A Ethimos, um dos maiores escritórios da XP, que tem atendimento de qualidade comprovado pelo selo NPS (Net Promoter Score). A empresa já conta com 6 mil clientes satisfeitos e R$ 3,5 bilhões sob assessoria.
Pelo quarto mês consecutivo, os economistas confirmam o que o brasileiro já sabe: comer ficou…
Escolher uma boa corretora de investimentos para aplicar seu patrimônio é fundamental para quem quer…
Quando se fala sobre educação financeira no Brasil, sabemos que esse é um assunto sobre…
O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu, por unanimidade, elevar a Selic em 1 ponto…
Alta é a terceira consecutiva em 2021. Especialista explica os impactos.
Saiba tudo sobre a taxa básica de juros.