Nas últimas semanas, presenciamos importantes acontecimentos nacionais e internacionais no cenário econômico e político. Ficar atualizado dos fatos é muito importante para tomar decisões mais assertivas nos investimentos. Nesse sentido, resumimos as principais notícias da economia em outubro de 2021.
Além disso, apresentamos os fatos que marcaram o mercado financeiro em setembro. Entre os destaques estão a alta da inflação e da Selic, a crise em gigante imobiliária da China e os impasses nos Estados Unidos com relação à dívida pública.
Continue a leitura e confira, no Panorama Investidor, as principais notícias da economia em setembro e outubro de 2021.
Antes, no entanto, aproveite para assinar a newsletter da Ethimos e receba conteúdos atualizados sobre finanças e investimentos.
No Brasil, o principal destaque foi a elevação da taxa básica de juros de 5,25% para 6,25% ao ano. A alta confirmou as expectativas do mercado, e o Banco Central antevê mais um reajuste de um ponto percentual da Selic na próxima reunião, em novembro.
Vale destacar que a taxa de juros é o principal instrumento de combate à inflação, que acelerou 1,14% em setembro. Esse foi o maior IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) para o mês desde a criação do Plano Real. O indicador acumula alta de mais de 10% nos últimos 12 meses.
Já a reforma tributária e os impasses sobre o pagamento de precatórios tiveram avanços nas comissões especiais, mas ainda não há previsão para um ponto final nos temas.
A dívida bilionária da gigante imobiliária chinesa Evergrande provocou pânico do mercado mundial. As principais bolsas reagiram negativamente à possibilidade de colapso da empresa e ao reflexo que isso poderia ter na economia chinesa e global. A Evergrande agora tenta vender parte do patrimônio.
Vale destacar também que restrições contra criptomoedas na China provocaram reação negativa dos investidores.
Já nos Estados Unidos, o banco central manteve a taxa básica de juros próxima de zero, mas indicou que os aumentos podem ocorrer um pouco mais cedo do que o esperado.
Agora em outubro, o mercado deve ficar de olho na resolução do impasse sobre teto de gastos nos Estados Unidos. Segundo o presidente do federal reserve e a secretária do tesouro, uma não elevação no teto da dívida pode provocar o 1º calote dos estados unidos na história./
No Brasil, é importante observarmos os avanços da reforma tributária, que já foi aprovada pela Câmara, e nas discussões sobre pagamento de precatórios para o ano que vem.
Agora que você viu as principais notícias do mercado financeiro de setembro e as expectativas para outubro, provavelmente quer saber como e onde investir em 2021.
Como você acompanhou, muitos acontecimentos estão movimentando a economia mundial atualmente. Nesse sentido, a melhor maneira de saber como e onde investir é contar com a ajuda de um assessor de investimentos.
Você pode conhecer as soluções da Ethimos, um dos maiores escritórios da XP, que tem atendimento de qualidade comprovado pelo selo NPS (Net Promoter Score). A empresa já conta com 6 mil clientes satisfeitos e R$ 3,5 bilhões sob assessoria.
Pelo quarto mês consecutivo, os economistas confirmam o que o brasileiro já sabe: comer ficou…
Escolher uma boa corretora de investimentos para aplicar seu patrimônio é fundamental para quem quer…
Quando se fala sobre educação financeira no Brasil, sabemos que esse é um assunto sobre…
O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu, por unanimidade, elevar a Selic em 1 ponto…
Alta é a terceira consecutiva em 2021. Especialista explica os impactos.
Saiba tudo sobre a taxa básica de juros.