Super Quarta: O que esperar do Fed e Copom

A agenda da semana será decisiva para os mercados. Essa semana teremos a Super Quarta, onde o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil e as autoridades monetárias do Federal Reserve (Fed) se reunirão para decidir quais medidas tomarão para conter a inflação.

A princípio, ambas as reuniões dessa Super Quarta devem sinalizar as posturas que os bancos centrais estão dispostos a adotar para resolver a pressão inflacionária.

Expectativa para o Copom

No Brasil, a reunião do Comitê de Política Econômica começa na terça-feira (15) e nela será definida a taxa Selic para os próximos 45 dias.

Previamente, a expectativa é que o Copom aumente um ponto percentual na Selic – que atualmente está 10,75% ao ano. Caso confirme a elevação de um ponto, a taxa irá para 11,75% ao ano.

O IPCA também está no radar de altas e tem um peso fundamental na decisão do Copom.

Nesta segunda-feira (14), o Boletim Focus apontou um aumento na perspectiva da inflação para mais de 6% deste ano. As expectativas para o ano de 2023 também subiram, passando de 3,51% para 3,7%.

Perspectivas para o Fed

A tendência do Fed também é de elevar os juros norte-americanos, sendo a expectativa do mercado de 0.25%. O presidente Jerome Powell já telegrafou que a alta será deste valor, no entanto, diz que outras altas podem vir na sequência, a depender da inflação.

Desde a última reunião do Fed, uma série de acontecimentos ocorreram, sendo o principal deles o conflito entre a Rússia e Ucrânia. As fortes sanções economicas impostas à Rússia ocasionou um abalo na economia global. Isso é um indicativo de que, desta vez, o Fed adotará uma postura diferente.

De acordo com a UBS, o Fed prosseguirá com uma política de aperto monetário, mesmo que o aumento nos preços dos commodities coloque freios na economia.

Portanto, neste cenário de guerra e inflação alta, a Super Quarta se torna uma data ainda mais importante para o mercado.

5/5 - (80 votes)
Isabelle Miranda

Jornalista e Assessora de Imprensa

Posts recentes

Confira o IPCA hoje

Pelo quarto mês consecutivo, os economistas confirmam o que o brasileiro já sabe: comer ficou…

5 dias atrás

Como escolher sua corretora de investimentos?

Escolher uma boa corretora de investimentos para aplicar seu patrimônio é fundamental para quem quer…

5 dias atrás

Como ensinar Educação Financeira para crianças

Quando se fala sobre educação financeira no Brasil, sabemos que esse é um assunto sobre…

6 dias atrás

Confira a taxa Selic hoje

O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu, por unanimidade, elevar a Selic em 1 ponto…

2 semanas atrás

Taxa Selic 2022 sobe para 12,75% ao ano: veja os impactos

Alta é a terceira consecutiva em 2021. Especialista explica os impactos.

2 semanas atrás

Selic: Saiba como funciona a Taxa Básica de Juros

Saiba tudo sobre a taxa básica de juros.

2 semanas atrás