Guimarães Rosa já dizia: “A gente nunca entende aquilo que a gente não sabe”. Assim, meu propósito como assessor de investimentos e professor é o de levantar sinais de alerta para que todos, por meio da previdência privada, possam encontrar suporte no presente e no futuro. Faz todo sentido reforçar que a previdência deve caminhar com o seguro de vida, já que um complementa o outro, uma vez que ele também é uma estratégia para geração de renda e preservação de patrimônio.
No mercado financeiro, há um ditado que diz: “O mercado cai no boato e sobe no fato”. Dessa forma, uma vez que a proposta de reforma tributária ainda precisa ser aprovada pelo Senado e sancionada pelo presidente da República, recomenda-se prudência para não descartar boas carteiras. Por isso, a conversa com um assessor de investimentos torna-se ainda mais relevante neste momento.
A boa notícia é que a previdência complementar não foi incluída na reforma, e disso falarei mais adiante. Antes de tudo, é importante notar que essa modalidade estratégica de reservar recursos para o longo prazo cresce a cada dia em nosso país. Em dezembro de 2020, conforme dados da FenaPrevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida), somente a previdência aberta para pessoas físicas alcançou a casa de R$ 1 trilhão e, no primeiro semestre de 2021, segundo informações da revista Investidor Institucional, ultrapassou R$ 145 bilhões – um aumento de 19,4% em relação ao mesmo período de 2020.
Nesse aspecto, é necessário refletir: o que tem chamado a atenção de muitas pessoas para esse importante instrumento de planejamento? E você sabe quais são os benefícios de uma previdência privada?
Antes de descobrir, assine a nossa newsletter e fique por dentro das principais informações do mercado financeiro.
A resposta é que, atualmente, já existem planos de previdência com alocações entre 5 e 40% em âmbito internacional, ou seja, saindo do risco Brasil. Além disso, recentemente, foi lançado um plano previdenciário atrelado a criptomoedas – não só a Bitcoin, mas a um índice da bolsa Nasdaq –, enquanto outros planos chegam a alocações entre 49 e 100% em bolsa, sem contar os de renda fixa e multimercado.
Enfim, foi-se o tempo em que previdência era somente para aposentadoria e com rentabilidades pífias. Lembrando que cada uma dessas estratégias deve estar de acordo com seu perfil de investidor, seu horizonte de investimentos e propósitos.
Confira 5 vantagens da previdência complementar, que ficou de fora das mudanças propostas pela reforma do Imposto de Renda.
Por isso, é necessário contar com bons assessores de investimentos para conhecer diversificações condizentes com tais critérios.
Já a não inclusão da previdência complementar na reforma tributária significa que o produto permanece com benefícios ainda desconhecidos por muitos, como:
Portanto, quero desafiá-lo a fazer como muitos que tem alcançado maior êxito, melhorando seu planejamento patrimonial, sucessório e financeiro por meio de uma previdência complementar e do seguro de vida.
Para descobrir qual é a melhor previdência privada, é importante contar com um assessor de investimentos. Isso porque muitas dúvidas surgem quando ocorre a aquisição de um plano previdenciário. Muita gente prefere falar da tabela progressiva, por exemplo, deixando a responsabilidade sobre o cliente no momento do resgate.
Além disso, na maioria das vezes não é informado que, quando ocorrer o resgate, o cliente pagará 15% na fonte e deverá lançar esse valor resgatado em sua declaração de IR do ano seguinte.
Nem sempre a tabela progressiva é o pior negócio, assim como nem sempre a tabela regressiva é o melhor negócio. Depende de cada cliente, estrutura familiar, necessidade dos recursos, planejamento patrimonial etc. Reforço que sempre se deve procurar um assessor de investimentos com profundo conhecimento sobre essas possibilidades para ajudá-lo na melhor escolha.
Atualmente, existem inúmeros planos previdenciários com possibilidades de alocações diversas, como 100%, 70%, 50% e 49% em ações, em crédito privado, em títulos da dívida externa e fundos de fundos. Enfim, a indústria tem crescido cada vez mais e muitos gestores surgido com ela.
Com todas estas possibilidades à mesa, torna-se extremamente importante conhecer as carteiras de cada fundo, taxa de administração, rentabilidade e política do fundo, pois muitas vezes o cliente acredita que por estar alocado em uma grande seguradora/instituição financeira, seus recursos estarão protegidos. Mas, por vezes, não sabem que os recursos estão, na verdade, alocados em outras empresas que, se quebrarem, a seguradora na maioria das vezes não cobrirá o prejuízo do cliente. Assim, vem a pergunta: quem está acompanhando isso para você?
Atualmente, o mercado conta com uma infinidade de oportunidades e possibilidades para que você e sua família possam ter um futuro com mais qualidade. Para tanto, não espere até o momento de sua aposentadoria ou até perceber que deixou passar inúmeras conquistas e que seu capital se desvalorizou, perdeu da inflação ou que os planos nos quais você está posicionado não fazem sentido.
Por isso, procure um assessor de investimentos para ajudar você a escolher o melhor plano de previdência privada. Na Ethimos, um dos maiores escritórios da XP Investimentos, os assessores são capacitados para oferecer atendimento personalizado e orientar sobre os melhores produtos de acordo com as necessidades.
Converse com um especialista. Agende uma reunião!
Escrito por Kenio Fonseca – CFP®, sócio e assessor de investimentos em Ethimos Investimentos.
Pelo quarto mês consecutivo, os economistas confirmam o que o brasileiro já sabe: comer ficou…
Escolher uma boa corretora de investimentos para aplicar seu patrimônio é fundamental para quem quer…
Quando se fala sobre educação financeira no Brasil, sabemos que esse é um assunto sobre…
O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu, por unanimidade, elevar a Selic em 1 ponto…
Alta é a terceira consecutiva em 2021. Especialista explica os impactos.
Saiba tudo sobre a taxa básica de juros.