Com o objetivo de tentar enfraquecer a economia russa, os Estados Unidos e o Reino Unido decidiram proibir a importação de petróleo e derivados da Rússia. Tanto para os EUA como para Reino Unido, o petróleo e o gás russos representam cerca de 8% das suas importações destes produtos.
O presidente Joe Biden destacou que desde o começo da guerra o preço da gasolina na bomba subiu 75 centavos de dólar em seu país. “Essa medida vai fazer com que suba ainda mais”, reconheceu. No entanto, a medida visa aumentar a pressão contra Putin.
Na Europa continental a dependência energética em relação à Rússia é maior, sendo cerca de 40% do gás e 33% do petróleo.
Alexander Novak, vice-primeiro-ministro da Rússia, já havia alertado para as consequências catastróficas caso os EUA e seus aliados aplicassem sanções contra o petróleo russo.
Ainda ontem, o chanceler alemão, Olaf Scholz, afirmou que as importações de gás e petróleo russo são essenciais para os europeus. Além disso, destacou a dependência das fontes russas para a mobilidade, eletricidade e indústria.
O presidente Jair Bolsonaro foi pressionado para rever a política de preços da Petrobras. Segundo a Globonews, há projeções de que a gasolina chegue a R$ 15 litros. Uma das opções avaliadas pelo governo foi o congelamento temporário do preço dos combustíveis. Entretanto, isso poderia impactar no lucro dos acionistas da estatal.
Por outro lado, senadores da oposição denunciaram como eleitoreira a medida. A justificativa é de que a população vem sofrendo com a alta brutal no valor dos combustíveis desde o ano passado.
Pelo quarto mês consecutivo, os economistas confirmam o que o brasileiro já sabe: comer ficou…
Escolher uma boa corretora de investimentos para aplicar seu patrimônio é fundamental para quem quer…
Quando se fala sobre educação financeira no Brasil, sabemos que esse é um assunto sobre…
O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu, por unanimidade, elevar a Selic em 1 ponto…
Alta é a terceira consecutiva em 2021. Especialista explica os impactos.
Saiba tudo sobre a taxa básica de juros.