O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu, por unanimidade, elevar a Selic em 1 ponto percentual, ficando em 12,75% ao ano, conforme projeção de mercado.
Confira neste artigo as melhores opções de investimento do mercado financeiro brasileiro com a elevação da taxa Selic.
Boa leitura!
Trata-se de um instrumento de política monetária usado pelo Banco Central para controlar a inflação. A Selic influencia todas as demais taxas de juros do país, como financiamentos e empréstimos.
Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, seu objetivo é conter a demanda aquecida e atrair capital estrangeiro – o que reduz a cotação do dólar e impacta na inflação.
É muito importante que você, investidor, saiba sobre a taxa Selic, pois ela funciona como um norte para montar uma boa carteira de investimentos. Por exemplo: com a taxa de juros alta a Renda Fixa volta a ganhar destaque. E é exatamente isso que está acontecendo.
A taxa Selic iniciou uma forte escalada para conter a inflação ainda persistente. Após alcançar a mínima histórica de 2% em agosto de 2020 e permanecer nesse patamar até janeiro de 2021, o Banco Central decidiu iniciar uma rápida elevação que dura até os dias atuais.
Com a Selic alta, diversas aplicações do mercado financeiro ficam reguladas, surgindo boas alternativas de investimento.
Embora o cenário financeiro pareça desafiador para as companhias já abertas, outros investimentos voltaram a brilhar os olhos dos investidores, como a Renda Fixa.
Confira alguns investimentos:
Atualmente existem três opções de investimento em títulos públicos com os mais variados prazos de vencimento. Veja:
São uma boa opção de investimento, uma vez que contam com a garantia do FGC, o fundo garantidor de crédito.
Entre os títulos, podemos citar os CDBs e Letras Financeiras.
As empresas privadas emitem papéis com o intuito de financiar suas operações e expandir o seu caixa. Por se tratar de um mercado de maior risco, o prêmio costuma ser maior.
CRIs, CRAs e Debêntures estão entre os principais títulos.
Com a alta da Selic e a ascensão da Renda Fixa, pode haver uma migração do capital, fazendo com que a renda variável diminua seu preço.
Vale ressaltar que as maiores rentabilidades costumam estar associadas a aplicações com prazos de vencimentos maiores. Logo, é preciso avaliar os objetivos do investimento e a disposição a assumir um maior risco.
Para minimizar os riscos da sua carteira, converse com um assessor de investimentos. Ele irá esclarecer suas dúvidas e te mostrará boas opções de investimento de acordo com o seu perfil.
De acordo com um levantamento feito pelo Yubb, um buscador de investimentos, as aplicações mais buscadas no mercado financeiro em janeiro foram:
Pelo quarto mês consecutivo, os economistas confirmam o que o brasileiro já sabe: comer ficou…
Escolher uma boa corretora de investimentos para aplicar seu patrimônio é fundamental para quem quer…
Quando se fala sobre educação financeira no Brasil, sabemos que esse é um assunto sobre…
Alta é a terceira consecutiva em 2021. Especialista explica os impactos.
Saiba tudo sobre a taxa básica de juros.
Alta da Selic, que vai a 6,25%