Tempo de leitura: 5 minutos.

Gerenciar as finanças está longe de ser uma tarefa fácil. Ao mesmo tempo, a economia oscila bastante nos últimos tempos, e as pessoas se preocupam com o patrimônio cada vez mais. E essa série de fatores aumenta a necessidade de contratar uma assessoria de investimentos.

É importante dizer, logo de início, que novos produtos para rentabilizar o dinheiro estão aquecendo o mercado financeiro. Se de um lado isso é bom, o aumento de possibilidades faz com que as pessoas não consigam decidir, sozinhas, qual o melhor caminho para fazer o dinheiro render.

Por isso, criamos esse material para mostrar a você os cinco motivos para contratar uma assessoria de investimentos. 

Continue a leitura!

Investimentos no Brasil

Antes de explicarmos o trabalho de um AAI (assessor autônomo de investimentos), é válido você saber que o mercado financeiro está crescendo muito no Brasil e passou por diversas mudanças nas últimas décadas. 

Atualmente, existem muitas possibilidades de investimentos para todos os perfis de investidor. Assim, rentabilizar o dinheiro se tornou mais acessível, o que fez crescer a quantidade de  instituições financeiras e a competição entre elas.

Mas, com a variedade de produtos, entender da área ficou mais complexo e esse é um dos principais motivos para ter um assessor de investimentos por perto.

Como ser um bom investidor?

Um dos requisitos para ser um bom investidor é estar sempre informado, uma tarefa que já torna os AAI as pessoas mais adequadas para gerenciar as finanças. Os profissionais ficam por dentro de tudo que acontece na economia e na política internacional, analisam os resultados de empresas e os números do mercado financeiro e entendem como tudo isso impacta nas aplicações.

Essa é uma tarefa quase impossível para quem não é um profissional da área e não tem tempo de se dedicar a isso. Assim, um segmento do mercado que cresceu bastante foi o das empresas de assessoria de investimentos, como é o caso da Ethimos.

Nesse sentido, você vai entender, nas linhas abaixo, o que é uma assessoria de investimentos e cinco motivos para contar com esse serviço.

Assessoria de Investimentos

Os escritórios de investimentos contam com profissionais que têm o objetivo de apontar aos clientes os melhores caminhos para investir o dinheiro, sempre baseado no perfil do investidor de cada um e nas necessidades.

Durante muitos anos, esse tipo de assessoria era um serviço restrito àqueles investidores que tinham grandes recursos financeiros, necessidades complexas e que procuravam pelo serviço para potencializar seus resultados no mercado financeiro.

Porém, a partir do início da década passada, novas empresas de assessoria de investimentos profissional surgiram no mercado com o objetivo de atender a diferentes perfis de investidores. Assim, o serviço ficou mais acessível.

No início, muitas dessas novas empresas focavam as operações em segmentos específicos do mercado e ficavam restritas a operações no mercado de ações. No entanto, com a evolução do mercado e da oferta de produtos, as assessorias evoluíram bastante e, atualmente, oferecem serviços bem mais completos e diversificados.

O que faz o Assessor de Investimentos?

Resumidamente, os assessores de investimentos são profissionais responsáveis por atender diretamente os clientes e recomendar a eles maneiras de gerenciar melhor o dinheiro e de rentabilizá-lo. Os especialistas são certificados pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e, além disso, devem cumprir um rigoroso código de ética.

O objetivo das exigências é garantir que os assessores ajam sempre de acordo com o interesse dos clientes e atendam com excelência. Por isso, eles sabem fazer a melhor avaliação do momento certo de investir e das melhores formas de aplicação financeira, por exemplo.

Todas essas competências geram inúmeras vantagens para quem contrata a assessoria de investimentos. Abaixo, citamos cinco que acreditamos ser as principais.

5 motivos para Contratar Assessoria de Investimentos

Atendimento personalizado

O principal trabalho da assessoria de investimentos é avaliar a situação atual do cliente em relação aos seus investimentos, entender os objetivos, as expectativas e as necessidades. Esses passos são muito importantes para que seja possível apresentar estratégias adequadas e personalizadas.

Mas, antes de tudo, os assessores fazem uma série de reuniões individuais com o cliente para uma análise completa, já que, entre as informações, precisam saber da situação financeira atual e das metas do cliente. Depois disso, a estratégia é traçada para que o cliente a coloque em prática.

Relação transparente

É importante ressaltar que, para melhores resultados, a assessoria profissional sempre revisa o planejamento de investimentos e as estratégias de acordo com os acontecimentos e mudanças no cenário político e econômico. 

Isso é fundamental para se adaptar às mudanças na situação pessoal e profissional dos clientes, por exemplo. E sempre que algo inesperado positivo ou negativo acontece, o cliente é avisado, e os especialistas sabem quais são as ações a serem tomadas para resolver problemas, por exemplo.

Mas é importante dizer que os assessores não tomam decisões sozinhos: eles orientam o cliente, que é o tomador final da decisão. 

Acesso a conhecimento

Como explicamos, as empresas de assessoria de investimentos contam com profissionais que se dedicam ao universo de investimentos.

Além da boa formação, esses assessores passam por treinamentos e qualificações para obter certificados reconhecidos no mercado. Ou seja, estão sempre em atualização.

Os clientes de uma assessoria profissional se beneficiam com esse conhecimento, já que têm acesso direto aos especialistas. Em outras palavras, a assessoria oferece um enriquecimento de repertório, qualificação e experiência, o que dificilmente seria alcançado sozinho.

Foco e controle emocional

Outro motivo a se considerar para a contratação de um AAI tem relação com o campo de finanças comportamentais. Em outras palavras, essa área busca entender como as pessoas se comportam na tomada de decisões econômicas e de investimento.

O estudo identifica que o descontrole emocional prejudica os resultados de investimentos. Muitas pessoas têm medo de aplicar dinheiro, enquanto outras se desesperam quando percebem que, em certo momento, o montante investido desvalorizou, por exemplo.

Ou seja, decisões baseadas em emoções afetam a carteira de investimentos. Sem a ajuda profissional, os investidores cometem os seguintes erros, por exemplo:

  • Focam muito no curto prazo e ignoram ações de longo prazo;
  • Não quantificam as necessidades financeiras ao longo do tempo;
  • Seguem os “movimentos de manada” do mercado;
  • Compram ativos na alta e vendem na baixa;
  • Se influenciam pelos ruídos diários no mercado, o que leva a decisões equivocadas;
  • Caem em armadilhas, como tributação, taxas adicionais e até golpes. Pirâmide financeira é um exemplo deles;
  • Deixam de economizar recursos a serem usados na aposentadoria ou na herança;
  • Não protegem a si ou os familiares de um fato inesperado.

Enfim, todos esses riscos são menores com uma assessoria de investimentos.

Tranquilidade

Por fim, a tranquilidade também é um motivo para contratar uma assessoria de investimentos. Isso porque gerenciar  sozinho as finanças pessoais e da empresa pode ser estressante.

Nesse sentido, a assessoria de investimentos permite que o cliente foque em outros objetivos enquanto alguém aponta os melhores caminhos para rentabilizar o dinheiro aplicado. 

A ajuda de profissionais especializados simplifica muito o processo financeiro e ajuda o cliente a tomar decisões importantes de uma forma muito mais segura e simples.

Onde contratar assessoria de investimento?

Atualmente, é possível encontrar assessoria de investimentos em todo o país. Uma das mais conhecidas é a XP Investimentos, que tem escritórios em diversas cidades.

Conclusão

Vivemos em uma realidade dinâmica e desafiadora. As pessoas estão quase sempre muito ocupadas com suas atividades profissionais e pessoais. Então, é vital que elas possam contar com ajuda profissional para planejar seus objetivos e sonhos e montar uma carteira de investimentos para  maior segurança financeira.

Então, o suporte especializado fornecido por profissionais de uma assessoria de investimentos é tem um grande impacto positivo e agrega muito valor à vida dessas pessoas.

 

Texto escrito com base em informações fornecidas pelo assessor de investimentos Lucas Brigato, sócio da Ethimos Investimentos.

Deixe um comentário