Tempo de leitura: < 1 minuto.

O Ibovespa terminou a última semana acumulando uma queda de -1,3%, aos 121.194 pontos, por conta do aumento das incertezas políticas e riscos fiscais, além do cenário de taxa de juros mais altas.

Internacional

Nesta manhã, bolsas internacionais operam no campo negativo (EUA -0,3% e Europa -0,6%) enquanto investidores digerem os dados de confiança do consumidor dos Estados Unidos, que atingiram 70,2 pontos, o menor desde 2011.

Na China (-0,1%), o mercado fechou em queda após dados de produção industrial, investimentos em bens de capital e vendas do varejo desacelerarem mais que o esperado, confirmando que a variante Delta pode estar afetando a retomada econômica do país.

Além dos indicadores de atividade, investidores também monitoram as implicações geopolíticas do colapso repentino do governo do Afeganistão, após o Taleban tomar a capital Kabul, levando à debandada de forças dos Estados Unidos no país. Milhares de afegãos se amontoaram na pista do aeroporto internacional de Cabul nas horas seguintes à invasão do Talibã na capital, em uma corrida desesperada para escapar do país.

Brasil

O ministro da Economia Paulo Guedes defendeu em entrevista ao jornal Valor Econômico a necessidade de postergação do pagamento de precatórios para evitar paralisação das atividades governamentais. O governo enviou uma PEC ao Congresso na semana passada com uma nova estrutura para pagamentos de precatórios, permitindo que o governo adie parte desses pagamentos quando atingirem acima de um certo limite.

*Com informações da XP.

Leia mais sobre investimentos e mercado financeiro no Blog da Ethimos

Deixe um comentário