Descubra, neste artigo, tudo o que você precisa saber antes de investir em um grande sonho: o intercâmbio

Você já pensou em viver uma experiência única de aprendizado e descobertas? 

Fazer um intercâmbio é o sonho de muitas pessoas e, independente da idade, proporciona vivências únicas

Mas, antes de fazer um intercâmbio, é preciso se organizar financeiramente. Afinal, é importante que você disponha dos recursos para aproveitar ao máximo a aventura. 

Se você quer saber como se organizar para essa experiência sem preocupações, continue a leitura. 

Por que fazer um intercâmbio?

Investir em um intercâmbio proporcionará um crescimento pessoal enorme, além de evolução profissional, social e cultural. 

Dentre as vantagens em fazer um intercâmbio, podemos listar:

  • Ajuda a aperfeiçoar o idioma
  • Vivência outras culturas
  • Aprende a gerenciar o dinheiro
  • Ajuda a se redescobrir
  • Faz networking
  • Turbina o currículo

Mas, qual o momento ideal de iniciar esta experiência?

Esta é uma decisão importante e que deve ser tomada com cautela, considerando principalmente o momento atual da sua vida

No geral, os principais momentos para fazer um intercâmbio, são:

No Ensino Médio

Se o seu objetivo é fazer parte de um programa High School, então este é o momento ideal de fazer um intercâmbio.

Durante a graduação

Muitas pessoas têm o desejo de fazer faculdade no exterior. E no Brasil há opção de trancar o curso no Brasil e vivenciar essa experiência fora do país. 

Aprimorar o idioma

Fazer um intercâmbio pode lhe ajudar a superar a barreira de aperfeiçoar uma nova língua. E, com isso, você passará a ter mais fluência no idioma desejado.

Após a graduação

Um intercâmbio representa uma forma de expandir seus horizontes e esta vivência proporcionará ótimas perspectivas para uma nova fase da vida.

Nas férias de trabalho

Nas férias do trabalho você pode fazer intercâmbio de poucas semanas. E, com isso, enriquecer sua experiência cultural e seu currículo também.

Transição de profissão

Este é um dos momentos ideais para fazer intercâmbio. Isso porque a experiência pode acrescentar mais credibilidade no currículo e, com isso, obter novas perspectivas.

Também é possível ampliar as possibilidades de trabalho para além do Brasil.

Intercâmbio para filhos

Qual herança você quer deixar para os seus filhos?

Um dos melhores investimentos a serem feitos é um intercâmbio. Isso porque esse tipo de experiência muda a vida de alguém e proporciona vivências únicas

Se você tem um pouco de receio, pode ficar tranquilo! Listamos 4 benefícios que essa experiência pode proporcionar ao seu filho, veja:  

  • Amadurecimento. Viver em outro país pode fazer com que seu filho veja a vida por um novo ângulo e, com isso, amadureça. 
  • Conhecimento de novas culturas. Seu filho aprenderá novos costumes e passará a ver o mundo de outra forma. 
  • Nova língua. Ao ficar imerso em outro país, ele aprenderá uma nova língua e poderá se tornar fluente no idioma. 
  • Destaque no mercado profissional. Além do domínio em uma segunda língua, a experiência internacional é muito bem vista por grandes empresas.  

Planejar o futuro das crianças é essencial e, sem dúvidas, o intercâmbio é um dos melhores investimentos que você pode fazer. 

Onde investir para fazer um intercâmbio?

Se você quer investir nessa experiência, mas ainda não sabe por onde começar, confira as dicas dos especialistas da Ethimos Investimentos

De acordo com Leonardo Costa, Head de Alocalção, os investimentos ideais para esse objetivo são os de Renda Fixa, pois já possuem retornos conhecidos.

Investir em renda fixa é uma opção mais segura, pois é possível fazer um planejamento com ganhos garantidos”, diz o especialista.  

As aplicações recomendadas são: 

  • Tesouro Direto
  • CDB
  • LCA/LCI
  • Fundos de investimentos

É importante ressaltar que além de investir o seu dinheiro, é preciso saber como economizá-lo durante a viagem. 

Tenha em mente que você precisa financiar todo o período fora do país. E, para que não passe por dificuldades, é preciso saber administrar esse dinheiro.

Quais são os custos de fazer um intercâmbio?

Os custos de fazer um intercâmbio irão variar de acordo com o idioma, grau prévio de conhecimento da língua, cidade, escola, entre outros fatores. 

Existem agências especializadas em intercâmbio e o valor dependerá dos seus objetivos

Além disso, é importante ficar de olho no valor do câmbio. O pacote de intercâmbio para os Estados Unidos comercializado no Brasil é feito com preços em reais e pode sofrer oscilações conforme a cotação do dólar. 

Por isso, é importante proteger seu investimento de variações cambiais. Quando se trata de viagens para o exterior, essa proteção pode ser feita com fundos cambiais. 

Você pode direcionar uma parcela das suas aplicações a cada 6 meses ou 1 ano para um fundo e se proteger da variação”, diz Lucas Brigato, Head de Câmbio da Ethimos. 

Como se planejar financeiramente para fazer um intercâmbio: 

Confira esses 4 passos para planejar um intercâmbio: 

Monte um planejamento financeiro

Ele é muito importante não só para juntar dinheiro, mas também para administrar melhor os seus recursos durante a viagem. 

Acompanhe o planejamento

É necessário acompanhar e analisar as informações do planejamento financeiro. Assim, você saberá quanto tem disponível por mês para investir e o quanto tem para poupar para o intercâmbio.

Lembre-se que imprevistos podem acontecer e que é sempre bom ter um dinheiro a mais para esses casos. Quanto mais você conseguir guardar por mês, mais rápido atingirá seu objetivo.

Tenha disciplina

Ao definir o valor que será economizado, tenha disciplina para separá-lo todos os meses como se fosse uma despesa essencial. 

Amplie sua renda

Pense em formas de obter mais dinheiro. Algumas opções são fazer freelancers e investir em aplicações que deem retornos. Busque oportunidades e acelere na realização deste sonho.

Busque especialistas de planejamento financeiro

Um planejamento financeiro eficiente depende da ajuda dos assessores de investimentos – profissionais que entendem das melhores estratégias de gerenciamento do orçamento.

Eles têm certificações reconhecidas internacionalmente em finanças pessoais para dar as melhores recomendações de como usar o dinheiro para alcançar os objetivos.

Se o objetivo é fazer um intercâmbio, por exemplo, os assessores recomendam quais despesas são interessantes reduzir e em quanto tempo a compra poderá ser feita.

Além disso, com a ajuda de um assessor de investimentos, é possível rentabilizar o dinheiro.

Ethimos, um dos maiores escritórios da XP Investimentos, conta com os melhores profissionais de assessoria financeira e gestão de patrimônios.

Fale com um assessor gratuitamente:

5/5 - (11 votes)
Isabelle Miranda

Isabelle Miranda

Jornalista e Assessora de Imprensa

Deixe um comentário